Título: Fora de Contexto
Autor: Raymundo Costa
Fonte: Valor Econômico, 08/06/2005, Política, p. A7

No dia em que o governo federal foi obrigado a recuar na decisão de impedir a CPI dos Correios, a secretaria de Comunicação Social do governo, chefiada pelo ministro Luiz Gushiken, lançou em solenidade a campanha: "Bom exemplo: esta moda pega". É a terceira fase de peças institucionais promovida por entidades do meio de propaganda e marketing, com apoio do governo, visando melhorar a auto-estima do brasileiro. A primeira fase teve como lema "o melhor do Brasil é o brasileiro". A segunda, "sou brasileiro e não desisto nunca". O lançamento foi no auditório da Fiesp, mas Gushiken não compareceu: enviou para representá-lo o subsecretário de Publicidade, Caio Barsotti. Nas primeiras campanhas, jogava-se foco em pessoas com excelente imagem pública que superaram situações difíceis, como o músico Herbert Vianna e o jogador de futebol Ronaldo. Desta vez, a campanha quer incutir hábitos saudáveis, como a coleta seletiva do lixo, o combate ao desperdício da água, "pequenas coisas que fazem a vida da gente ficar muito mais leve e mais feliz", segundo o texto do primeiro comercial, que menciona "tratar os chefes com carinho" como um exemplo "de coisa boa que custa tão pouco".