Título: Alemães batem recorde de desembarques no Brasil
Autor: Sérgio Bueno
Fonte: Valor Econômico, 10/06/2005, Empresas &, p. B6
Favorecido pelo euro forte em relação ao real, o número de turistas alemães que visitaram o Brasil bateu o recorde histórico em 2004. O volume alcançou 335 mil pessoas, com um crescimento de 6,3% sobre o ano anterior, e tende a manter uma trajetória de expansão neste ano, mesmo com a recente desvalorização da moeda européia disse ontem a responsável pelo escritório da Embratur em Frankfurt, Karin Luiza de Carvalho. Segundo a executiva, três vôos charter semanais entre a Alemanha e o Brasil serão lançados em novembro por diferentes operadoras de turismo locais, entre elas a Thomas Cook, a segunda maior do país. "A Alemanha é o maior pólo emissor de turismo da Europa para o Brasil e em todo o mundo só fica atrás da Argentina e dos Estados Unidos", explicou. Lazer, visitas a familiares e amigos e negócios e eventos são, pela ordem, os principais motivos da presença de turistas alemães no Brasil, indica a Embratur. O movimento está puxando também o desempenho da Lufthansa, a principal companhia aérea alemã, no mercado latino-americano. No ano passado a empresa transportou 600 mil passageiros para a região, com uma alta de 41,6% em comparação com 2003. "Boa parte do crescimento foi puxado pelo tráfego turístico", afirmou o vice-presidente sênior de vendas da Lufthansa, Josef Bogdanski. De acordo com ele, dos 28 vôos semanais para a América Latina, 14 são para o Brasil, sete para o México e sete para a Venezuela. O turismo de negócios tem grande participação no desempenho registrado no Brasil, já que São Paulo é a cidade que concentra a maior quantidade de subsidiárias de empresas alemãs em todo o mundo, cerca de 800, explicou. No primeiro quadrimestre deste ano, o fluxo de passageiros para a América do Sul cresceu mais 3% sobre igual período de 2004, para 190 mil passageiros, com níveis de ocupação das aeronaves entre 85% e 90%, informou Bogdanski. "Vendemos 750 passagens por dia para São Paulo, 744 para o México e 250 para Caracas", comentou. Segundo o executivo, a companhia não aumenta o número de vôos para o Brasil devido à falta de aeronaves disponíveis. As freqüências poderão ser ampliadas a partir de 2007, quando a Lufthansa receberá o primeiro dos 15 Airbus A380 encomendados recentemente. A utilização deste modelo de avião (com capacidade para até 800 passageiros) na rota, porém, dependerá da capacidade do aeroporto internacional de Guarulhos (SP). Outro problema, que afeta todas as empresas do setor, é a pressão dos preços do querosene de aviação. De acordo com Bogdanski, a Associação Internacional das Transportadoras Aéreas (IATA) prevê perdas de até US$ 6 bilhões para todas as companhias mundiais em função da alta dos preços dos combustíveis em 2005. Desde janeiro, o preço do petróleo tipo WTI subiu 15,5%, para US$ 53,15 o barril. Conforme Karin, da Embratur, os novos vôos charter para o Brasil partirão de Frankfurt, Munique e Düsseldorf e terão como destino, respectivamente, as cidades de Salvador BA), Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN). Os turistas alemães, afirma a executiva, estão ainda entre os que mais gastam no país, com uma média diária de US$ 118. Uma pesquisa encomendada pelo escritório em Frankfurt neste ano, envolvendo 6 mil pessoas, mostrou que 20% dos entrevistados têm "real interesse" em visitar o Brasil, disse a executiva. A Embratur opera na cidade desde julho de 2004, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.