Título: Agência rebaixa o rating do Mercantil do Brasil
Autor: Altamiro Silva Júnior
Fonte: Valor Econômico, 14/06/2005, Finanças, p. C2

A agência Fitch rebaixou ontem o rating nacional de longo prazo do banco mineiro Mercantil do Brasil para "BBB -". A avaliação anterior era "BBB". O rating de suporte também foi rebaixado, de "5" para "4". O rating nacional de curto prazo foi mantido em "F3". Segundo nota divulgada pela agência internacional de risco, o rebaixamento do Mercantil reflete a contínua estagnação no desenvolvimento das atividades do banco. Para os analistas da Fitch, esta estagnação resultará em menor representatividade no mercado e consequente perda de valor de franquia do banco. A direção do Mercantil do Brasil não quis comentar ontem a análise da Fitch. Por meio da assessoria de imprensa, o banco informou que a agência é soberana para fazer sua avaliação, motivo pelo qual não caberia qualquer pronunciamento sobre o assunto por parte dos diretores da instituição financeira. De acordo com a Fitch, o Mercantil chegou a ser beneficiado por ganhos extraordinários relevantes, mas apresenta baixo desempenho histórico. A agência ressalta que o banco não apresenta pulverização na base de depósitos a prazo e sofreu resgates de depósitos a partir de novembro do ano passado, em consequência da intervenção do Banco Santos. Até fevereiro deste ano, as perdas somavam R$ 1,73 bilhão, ou 27%. Fundado em 1943, o Mercantil tem foco no atendimento a pessoa física e às micro e pequenas empresas. São 201 agências em funcionamento no país. Três famílias detêm 54,8% do controle do banco, que têm ações cotadas em bolsa. Acordos de cessão de crédito a grandes instituições, como o Banco do Brasil, são a estratégia adotada pela direção do banco para incrementar a carteira em 25% neste ano. A Fitch, no entanto, não considera este mecanismo adequado.