Título: Empurra-empurra e briga
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 11/04/2010, Política, p. 3

O espaço para até 3 mil pessoas reservado no centro de convenções do Complexo Brasil 21, em Brasília, foi pequeno para o lançamento ontem da candidatura do ex-governador José Serra (PSDB-SP). Às 11h, mais de 4 mil pessoas se acotovelavam para garantir um lugar na sala principal, onde tucanos de alta plumagem afinavam o bico para criticar o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e anunciar Serra como pré-candidato. A ansiedade dos convidados aliada à falta de organização, prevista para 2 mil pessoas, provocou empurra-empurra e até princípios de briga. A entrada reservada a senadores, deputados e prefeitos era disputada quase a tapas. Literalmente. O senador Efraim Moraes (DEM-PB) foi contido por correligionários já com as mãos em colarinho alheio. Sem crachá, vários parlamentares foram barrados. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) tentava resgatar um dos seus, retido na malha da segurança. Vereadores e assessores forçavam passagem, provocando uma confusão que mais lembrava estouro de boiada. Ainda no saguão, os políticos sentiram a força dos correligionários. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) ficou emprensado entre militantes. O deputado Sérgio Petecão (PMN-AC) réu em ação penal por peculato não escondia a contrariedade ao ser barrado, mesmo sob o argumento de que sou deputado federal. Era preciso conter o fluxo, explicavam os seguranças. Tinha gente demais. A confusão era tanta que o próprio Serra foi socorrido por seguranças e assessores ao chegar e ao sair do palco. Coordenador da campanha de José Serra, José Henrique Reis Lobo também se surpreendeu com a quantidade de gente. A presença de tantas pessoas é promissora no nosso caminho à vitória.

» Nas alturas

A diferença de tamanho entre a modelo Ana Hickmann, que mede 1,85m, e os políticos do PSDB e do DEM ficou evidente por conta dos microfones do púlpito do auditório do Brasil 21. Ao subir no palco, os caciques das duas legendas ficavam meio perdidos com a altura do microfone e, meio sem saber o que fazer, eram obrigados a abaixar os aparelhos para serem ouvidos pela plateia.

» Na pressa

Em meio ao evento do PSDB, parte do material de campanha dos tucanos acabou sendo entregue aos militantes ainda durante os primeiros discursos. Enquanto o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, discursava, bandeirinhas com a logomarca do partido chegavam de última hora e eram distribuídas para os correligionários que estavam dentro do auditório.

» Regionalismos

Enquanto deputados de vários estados eram barrados por seguranças na entrada do auditório onde acontecia o lançamento da campanha de Serra, a menos de dois metros de distância, o cordão de isolamento se abria para o deputado federal Alberto Fraga e o senador Adelmir Santana, ambos do Democratas do Distrito Federal. Sem fila ou empurra-empurra.

» Espetáculo

Escalados para representar a juventude no Encontro Nacional do PSDB, um grupo de adolescentes embarcados em um ônibus de Formosa para Brasília pelo secretário de Esportes do município não conseguia desgrudar os olhos e as máquinas fotográficas da apresentadora, modelo e atriz Sabrina Sato. Apesar de não serem eleitores de Serra, como afirmaram, adoraram a proximidade com a musa.

» Gafe

Em uma tentativa de prestigiar aliados, Serra disse que aprendeu a fazer política com políticos no Rio de Janeiro, em Minas, em Pernambuco e na Bahia. Foi quando um paraense provocou, da plateia: E o Jatene?. Com o discurso engatilhado para abordar o tema saúde, Serra respondeu: Em Rondônia também. Ele acabava de confundir o ex-ministro da Saúde Adib Jatene, acreano que, segundo o tucano, teria morado em Rondônia, com o ex-governador paraense Simão Jatene.

» Proteção

O lançamento da candidatura de Serra contou com a ajuda dos orixás. Na entrada do Brasil 21, duas baianas distribuíam fitas do Senhor do Bonfim aos convidados. Esperamos que ele vença, afirmou a baiana Jusselina Nazaré, 65 anos. Ela e outros quatro membros do bloco Filhos de Gandhy vieram a Brasília custeados pelo PSDB baiano. Ao todo, 5 mil fitinhas foram distribuídas. Nem deu tempo de fazer o pedido, brincou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), ao exibir a sua no pulso.

» Encurralados

Após a ameaça de desabamento do palanque, devido ao excesso de gente, Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tiveram que passar cerca de 20 minutos em um espaço de pouco mais de 3m² protegidos pelos seguranças que tentavam controlar a multidão antes que a dupla pudesse retornar ao palco para dar início aos discursos.

» Guerra virtual

A equipe responsável pela campanha na internet comemorava, ao fim do evento, o sucesso do site www.mobilizapsdb.org.br. Toda a cerimônia foi transmitida em tempo real na rede, sem grandes incidentes. A ideia dos tucanos é atrair o maior número possível de militantes tradicionais para a militância virtual, na qual, acredita-se, será travada uma importante batalha em busca dos votos dos eleitores.