Título: Para buscar patrocínio, estilista precisa ser criativo
Autor: Vanessa Barone
Fonte: Valor Econômico, 22/06/2005, Empresas &, p. B5

A corrida por patrocínio costuma tirar o sono dos empresários e estilistas que participam do São Paulo Fashion Week. O desafio é buscar parceiros que não concorram com os patrocinadores do evento, como Natura, Motorola, TIM, Melissa e C&A. E para poder bancar os R$ 80 mil de custo do desfile - valor que os empresários responsáveis pelo evento consideram o mínimo necessário - é preciso muita criatividade. Um dos que nunca descansam é Roberto Davidowicz, da grife UMA, que já teve patrocínio de empresas como HP, Johnny Walker e Cyrela. Nessa edição, o desfile da UMA terá o apoio da sopa Vono, da Ajinomoto. Mesmo em se tratando de um desfile de verão. "Pelo menos, o desfile será no inverno", brinca Davidowicz, que já conhecia o produto e achou simpática a idéia de vê-lo associado a sua marca. "É um produto moderno, como nós". Vono é o nome da sopa instantânea que a Ajinomoto começou a vender no mercado brasileiro em março. A empresa está investindo R$ 18 milhões em publicidade e marketing para promover o lançamento da sopa. O objetivo da empresa é conseguir R$ 100 milhões com a venda do produto, nos próximo cinco anos. "Como a moda, nós também queremos criar uma tendência", diz Alexandre Spregacini, gerente de produto da Vono. "Nesse caso, o hábito é de consumir a sopa como uma refeição rápida". A ação durante o desfile da UMA, que ocorre dia 30 de junho, consiste em distribuir kits para os convidados e os profissionais que trabalharão no desfile. A grife Huis Clos é outra que terá um patrocinador fora do mundo têxtil. O desfile da marca, que ocorre dia 2 de julho e tem direção artística de Bia Lessa, está sendo bancado pelo BB Seguro Vida Mulher, seguro desenvolvido pela companhia de seguros Aliança do Brasil, empresa controlada pelo Banco do Brasil. Segundo Luís Luz, presidente da Aliança do Brasil, o seguro destinado ao público feminino foi lançado há 2 anos e já detém 50% do mercado - com 241 mil apólices vendidas. A ação durante o desfile - cujos detalhes o executivo não revela - pretende criar um diálogo direto com a consumidora do seguro, que aprecia moda. "A Huis Clos tem tudo a ver com a gente, pois faz uma moda segura, confortável e cheia de estilo", diz Luz. (V.B.)