Título: Jefferson liga morte de Celso Daniel a caixa 2
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 29/06/2005, Política, p. A10

O deputado federal Roberto Jefferson (PTB) resolveu fazer mais uma acusação contra os dirigentes do PT, desta vez relacionando o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), em 2002, com o mensalão e os esquemas de corrupção no governo do Partido dos Trabalhadores. " Você não tenha dúvida, isso é uma estrutura de corrupção de caixa 2 que sustentou um grupo de dirigentes do PT durante muito tempo " , disse ele durante entrevista à " Rádio Solar " , de Juiz de Fora.

Apesar de sustentar que há uma relação direta entre os esquemas de corrupção do PT com o assassinato do prefeito de Santo André, Roberto Jefferson não quis dar mais explicações sobre o assunto. Celso Daniel foi sequestrado quando voltava de um jantar, num carro dirigido pelo empresário Sérgio Gomes da Silva. Dois dias depois, seu corpo foi encontrado numa estrada de terra no município de em Juquitiba. Em 2003, o Ministério Público acusou o empresário de ser mandante do crime, para evitar que o prefeito descobrisse um esquema de corrupção na prefeitura de Santo André. As investigações sobre o caso foram reabertas no mês passado.

Além de lançar mais uma acusação contra o PT, o presidente licenciado do PTB afirmou que está pronto para uma acareação com o ex-ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu. Segundo Roberto Jefferson, suas declarações sobre o mensalão estão sendo confirmadas pelas investigações do Ministério Público e da Polícia Federal. " As pontas estão sendo amarradas " , disse. " Com os cruzamentos dos sigilos bancários e telefônicos, você vai ver claramente a comprovação do que digo. "

O deputado deu entrevista a rádio de Juiz de Fora para negar que parte dos R$ 4 milhões que recebeu do PT tenham ido para a campanha do prefeito da cidade, Alberto Bejani (PTB), e rebater críticas sobre a indicação de seu irmão, Ricardo Luiz Francisco Monteiro, para a subsecretaria municipal de planejamento estratégico. Segundo Jefferson, Juiz de Fora é a segunda cidade mais importante do país dentre os municípios administrados pelo seu partido. O deputado afirmou que não poderá mais ajudar a cidade na aprovação de projetos do seu interesse em Brasília. " Não tenho mais condições de atuar, o Bejani vai ter de encaminhar seus projetos via o presidente do PTB em Minas Gerais, Romeu Queirós. "