Título: Oposição adia início da CPI da Compra de Votos
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/07/2005, Política, p. A9

BRASÍLIA - A queda de braço do governo e da oposição em torno da instalação da CPI do Mensalão estendeu-se por mais um dia. Os governistas não conseguiram aprovar ontem o projeto de resolução para " furar " a fila de CPIs na Câmara e iniciar os trabalhos da comissão que teria como objetivo apurar a suposta compra de votos de parlamentares, neste e em governos anteriores. Parlamentares do PFL e PSDB obstruíram a votação. Os oposicionistas alegam preferir uma CPI Mista do Mensalão para apurar as denúncias de que deputados do PP e PL recebiam de dirigentes do PT uma mensalidade de R$ 30 mil para votar a favor de projetos do governo.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, havia marcado uma sessão conjunta do Congresso ontem, às 13h, para ler o requerimento de criação da CPI Mista do Mensalão e anunciar os integrantes da comissão. Como havia votações ontem na Câmara e no Senado, não foi possível realizar a sessão. Renan marcou para o início da noite de ontem uma reunião com os líderes das duas Casas. " Estamos num impasse " , afirmou o presidente do Senado, que é pressionado pela oposição.

" Com a CPI Mista do Mensalão nós vamos ter liberdade de ação " , justificou o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN). Já os governistas consideram mais prudente que a investigação sobre o mensalão seja conduzida somente na Câmara, já que discutirá se houve ou não quebra de decoro de deputados.

A CPI dos Bingos, já instalada no Senado, também suspendeu a primeira reunião ontem. O bloco do governo anunciou como relator o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). No início da tarde, foi feito o anúncio em plenário que o governo havia indicado o senador Luiz Otávio (PMDB-PA). O pemedebista teria rejeitado o posto e foi necessário fazer uma modificação na relatoria. O presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), pretende realizar uma sessão da comissão no recesso parlamentar, mas ela só funcionará a partir de agosto.