Título: Suposta propina leva a demissão de secretário
Autor: Ana Maria Campos
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2010, Cidades, p. 33

ApósPolícia Civil flagrar representante de empresa prestadora de serviço,com R$ 104 mil no fundo falso de um carro no estacionamento doBuritinga, governador em exercício decide exonerar titular de Justiça

Estacionamento do Buritinga, onde foi feito o flagrante: suspeito prestou depoimento e foi liberado

O representante de uma empresa que prestaserviços à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania foidetido na última quarta-feira no estacionamento do CentroAdministrativo de Taguatinga, o Buritinga, com uma mala contendo R$ 104mil em cédulas escondidas em fundo falso de seu carro. A Polícia Civildo Distrito Federal chegou ao local no momento em que um homemidentificado como Gilson Matos deixava o prédio onde funciona parte dogoverno local graças a uma denúncia anônima de que o dinheiro seriadestinado ao titular da pasta, Flávio Lemos de Oliveira. O governador em exercício, Wilson Lima (PR), foi informado doepisódio e convocou ontem o secretário para uma conversa. Flávio Lemosnegou relação com o negócio. Ao prestar depoimento à Divisão Especialde Combate ao Crime Organizado (Deco) da Polícia Civil, o representanteda empresa Casa da Harmonia, que tem contrato para prestação deserviços com o Centro de Internação de Adolescentes Granja dasOliveiras (Ciago), também negou que tivesse relação com o secretário. Ocaso será investigado pela Divisão Especial de Repressão aos Crimescontra a Administração Pública (Decap) da Polícia Civil do DF. Ospoliciais encarregados do caso avaliam que será possível rastrear ondee quem sacou o dinheiro que tinha o papel de identificação do banco.

Depoimentos Por causa da denúncia, Wilson Lima decidiu demitir o secretário. Deacordo com o assessor de imprensa do GDF, André Duda, a exoneração serápublicada no Diário Oficial do DF da próxima segunda-feira. Indicadopelo deputado distrital Alírio Neto (PPS), Flávio Lemos assumiu aSecretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania em 2 de dezembro doano passado, quando José Roberto Arruda ainda era o governador. Eleocupava o cargo de secretário-adjunto da pasta, até então chefiada porAlírio, que na ocasião deixou o governo e reassumiu seu mandato dedeputado distrital pelo PPS. Gilson Matos foi detido apenas para prestar depoimento na Deco e,em seguida, liberado. O dinheiro, no entanto, está apreendido edepositado numa conta judicial. Por supostamente envolver um secretáriode Estado, a denúncia seguiu para o Núcleo de Combate às OrganizaçõesCriminosas (Ncoc) do Ministério Público do Distrito Federal, que temauxiliado as investigações da Procuradoria-Geral da Repúblicarelacionadas à Operação Caixa de Pandora. A Casa da Harmonia é uma empresa terceirizada que administra oCiago, centro educativo para reabilitação de jovens infratores. Osecretário de Justiça disse ao Correio considerar estranho que essadenúncia anônima ocorra agora que ele toma medidas duras em sua pasta,como a retomada pelo Poder Público da administração dos cemitérios deBrasília e de moralização dos serviços no Ciago. Flávio Lemos teriamudado a direção do centro herdada de administração anterior, deRaimundo Ribeiro (PSDB). Isso é uma represália. Se for preciso,represento contra o governador, afirmou Lemos ontem à noite. AlírioNeto é um dos nomes cotados para a disputa na eleição indireta paraescolha do novo governador do Distrito Federal. Entre os deputados nopáreo estão ainda Wilson Lima e Eliana Pedrosa (DEM).