Título: Banco do Brasil explica operação com PT
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/07/2005, Política, p. A6

BRASÍLIA - O presidente do Banco do Brasil, Rossano Maranhão, disse que o Partido dos Trabalhadores é cliente da instituição desde 1991 - e que tomou empréstimos antes do governo Lula.

O banco vem sendo questionado, nos últimos dias, por ter fechado três operações de leasing, num total de R$ 20 milhões, com o PT. " As operações passaram por todos os trâmites dentro do banco " , disse Rossano, que não forneceu maiores detalhes sobre os contratos, que são protegidos por sigilo. " Foram examinadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que julgou improcedente uma representação sobre o assunto e arquivou o caso. "

Rossano se referiu a uma representação do senador Artur Virgílio (PSDB-AM) apresentada no TCU. Uma fonte do BB informa que a operação foi fechada em fevereiro de 2004, teve como garantia a arrecadação partidária e está sendo paga em dia. Pelo valor da operação, ela foi aprovada pelo conselho diretor.

Rossano disse que a SMP & B Propaganda é cliente do BB desde 1994, e que recentemente a DNA Propaganda foi uma das três empresa selecionadas para cuidar das contas publicitárias do banco, em um processo de licitação.

Ele não comentou se as empresas do publicitário Marcos Valério fizeram saques em dinheiro no banco - a exemplo do que ocorreu no Rural. Mas disse que, nessa hipótese, o BB comunicou as operações ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf). " Pela lei, todo movimento financeiro acima de R$ 100 mil deve ser comunicado " , disse Rossano.