Título: Maioria dos consumidores pertence às classes A e B e mora nas capitais
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 22/07/2005, Empresas &, p. B6

Pela primeira vez, a pesquisa das marcas de confiança encomendada e divulgada há quatro anos pela revista Seleções Reader's Digest foi conduzida pelo Ibope Solutions. Até o ano passado, o levantamento era feito pela Marplan. A pesquisa deste ano foi realizada em março. "A mudança foi feita para aumentar a abrangência nacional da pesquisa", afirma Patrícia Hespanha, diretora-executiva da Seleções. Antes, a pesquisa estava restrita a grandes cidades. Neste ano, 53,9% dos que responderam à pesquisa moram em capitais e 46,1% no interior. O Sudeste representou 54% da amostra, o Sul, 19%, o Centro-oeste, 7%, o Nordeste, 15% e Norte, 5%. Foram enviados 18 mil questionários aos assinantes da revista e o retorno foi de 19,5% ( 3.510 questionários), mas foram utilizados na pesquisa apenas mil, já que era necessário que pelo menos 85% dos campos estivessem preenchidos. As respostas eram abertas e espontâneas para cada uma das 49 categorias de produtos analisadas. Do total de participantes, 51% são do sexo feminino e 49%, masculino. A maioria tem entre 30 e 49 anos - 52% do total. Abaixo de 29 anos representam 14% e acima de 50 anos correspondem a 35% dos que responderam ao levantamento. Quanto à escolaridade, 37% tem superior completo e 40% incompleto. Seguindo o perfil dos assinantes, 66% são das classes A e B, 24% da classe C e 10% dos segmentos D e E. As marcas de confiança foram avaliadas através de notas (de 1 a 5) em quatro atributos: qualidade do produto, relação custo/benefício, imagem forte e percepção adequada das necessidades do cliente. (DD)