Título: TIM aumenta base de clientes em 155%, mas tem prejuízo
Autor: Heloisa Magalhães
Fonte: Valor Econômico, 27/07/2005, Empresas &, p. B3

Telefonia Operadora teve resultado operacional negativo de R$ 372 milhões no semestre

A TIM Brasil é a operadora de telefonia celular que apresentou maior crescimento da base de clientes no primeiro semestre de 2005. A companhia fechou o seis primeiros meses do ano com aumento de 155% no total de adeptos na comparação com o mesmo período de 2004. A única com atuação nacional, fechou o semestre com 12,6 milhões de usuários, conquistando 3,2 milhões no semestre. Respondeu por 32% dos novos usuários de celular. Foram 9,9 milhões incorporados à base nacional de 75,517 milhões de clientes. Mas o crescimento de clientes teve reflexos negativos no resultado financeiro. A TIM Brasil apresentou resultado operacional negativo de R$ 372 milhões neste primeiro semestre. Segundo a empresa foi, em boa parte, devido aos investimentos de R$ 858 milhões. Esses valores referem-se à operação nacional da companhia na qual o faturamento do semestre foi de R$ 4,047 bilhões. Já os dados da TIM Participações, holding da TIM Sul e da TIM Nordeste, mostram o crescimento de 80,9% no lucro líquido em relação ao mesmo período de 2004, atingindo R$ 73,1 milhões. Em conversa com o Valor, antes da divulgação dos resultados, o presidente da TIM Brasil, Mário César Pereira de Araújo explicou que atrair novos clientes é uma das estratégias da TIM, mas à medida que a penetração da telefonia celular vai crescendo, o caminho passa pela conquista de clientes dos concorrentes, mas deixa claro que persegue é a maior receita e não apenas participação de mercado. Para ele, o desafio das celulares hoje é exatamente a busca por maior receita por assinante. Por isso mesmo disse que a TIM é criteriosa na adoção dos subsídios dos telefones. Privilegia as promoções em datas festivas mas as decisões são a partir de muitos cálculos. "Temos muito cuidado nos cálculos que realizamos para garantir o retorno", explica. Os clientes pré-pagos baixam a receita por assinante, mas são uma realidade no país embora a TIM Sul e TIM Nordeste tenha conseguido aumentar a base de pós-pagos em 9,4% no segundo trimestre com relação ao mesmo período de 2004. O presidente da TIM informa que a companhia responde por um dos maiores percentuais de clientes pós-pagos (entre 24% a 25% da base). E busca oferecer soluções criativas como o plano em que o cliente usa o serviço como pós-pago e após a conta atingir determinado valor passa a pré-pago. Os dados da TIM Brasil apontam que no primeiro trimestre deste ano a receita por assinante ficou em R$ 39,60. A comparação disponibilizada ontem, unindo todo o primeiro semestre, ficou em R$ 38,80. Na conversa com o Valor, o presidente da TIM Brasil informou que a estratégia de atuação conjunta com a Brasil Telecom GSM chegou a começar a ser desenhada tão logo Opportunity e Telecom Itália acertaram a venda da operação de telefonia celular da concessionária para o grupo italiano. Mas explicou que desde que a Justiça americana questionou o acordo as conversas foram suspensas. "Estamos tocando a TIM com o projeto da empresa, aumentando a nossa rede de lojas. Não podemos esperar a BrT porque os concorrentes estão crescendo na área que ela atua", avalia.