Título: Tecnologia, performance e conforto movem o desejo da consumidora
Autor: Vanessa Barone
Fonte: Valor Econômico, 03/08/2005, Empresas &, p. B5

Conforto, praticidade e alta performance. É isso que a mulher moderna espera de sua lingerie. Segundo constantes pesquisas encomendadas pela Invista, divisão têxtil do grupo americano Koch, as consumidoras querem algo mais do que uma simples calcinha ou sutiã. "Querem funcionalidade", diz Carolina Sister, gerente de marketing da Invista. De acordo com Carolina, as mulheres estão mais preocupadas com os atributos de sua lingerie e investem em produtos que ajudem a cuidar da pele ou conter o avanço da celulite. A consumidora também está atenta em valorizar os seios. Se antes, comprava um sutiã para cada três calcinhas, hoje, essa proporção é de um para dois. "Ela paga mais caro, desde que a peça tenha tecnologia". E entre as novidades da Invista, que serão lançadas com a marca Lycra, estão lingeries com microcápsulas que liberam fragrâncias, para aromaterapia. Essa tecnologia já havia sido usada para liberar hidratante sobre a pele. "Elas são uma continuidade do conceito Lycra Body Care, que investe em bem-estar", afirma Carolina. De acordo com Carolina, a lingerie sexy ainda é forte no mercado nacional. Mas o conforto e a inovação ganham espaço a cada dia. "A consumidora está mudando mais de lingerie, pois está ávida por novidades." Segundo Valquírio Cabral, diretor comercial da Lupo, o futuro está no underwear sem costura, que não marca sob a roupa e é mais agradável de usar. Segundo o executivo, as calcinhas e sutiãs sem costura foram criados na Itália, há cinco anos. "Houve uma queda no consumo de meias-calças e a indústria adaptou o maquinário para produzir underwear", afirma Cabral. "Hoje, as peças sem costura são tendência no mundo todo". Durante o Salão Lingerie Brasil, a Lupo vai lançar a linha de underwear sem costura Rosa Chá by Lupo. O investimento no lançamento é de R$ 700 mil. Uma das principais fornecedoras de fios têxteis inteligentes, microfibras e supermicrofibras do mercado, a Rhodia lança dois novos produtos durante o Salão Lingerie Brasil: o Amni Naturale (supermicrofibra de náilon com aspecto de fibra natural) e Amni Allumé (microfibra com toque de seda). Atualmente, 11% dos fios produzidos pela Rhodia são destinados ao setor de lingerie. A empresa vai investir R$ 32 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, no Brasil, esse ano. (VB)