Título: Itaú completa seus 60 anos no auge, como o banco mais lucrativo do país
Autor: Altamiro Silva Júnior
Fonte: Valor Econômico, 04/08/2005, Finanças, p. C2

O Banco Itaú chega aos 60 anos colecionando uma série de recordes contábeis: é o banco que mais lucra no Brasil (R$ 2,47 bilhões apenas no primeiro semestre), que tem uma das rentabilidades patrimoniais mais altas (na casa dos 35%) e é o maior da América Latina em valor de mercado (R$ 50 bilhões). Além disso, tem a marca mais valiosa do país, avaliada em US$ 1,2 bilhão. Para comemorar os 60 anos, Antônio Mathias, vice-presidente de desenvolvimento e marketing do Itaú, conta que o banco preparou uma ampla campanha na mídia, eventos em várias cidades e até uma olimpíada para os funcionários. "Serão comemorações externas e internas", diz. A campanha recebeu o nome de "Ouvir Você" e já está ocupando todos os tipos de mídias - das TVs, rádios e jornais às telas dos caixas eletrônicos. A idéia, segundo Mathias, é mostrar que o Itaú chegou aos seus 60 anos ouvindo os clientes e quer construir os próximos 60 anos cada vez mais em parceria com eles. O Itaú (que em tupi-guarani significa pedra preta) surgiu no dia 2 de janeiro de 1945, quando Alfredo Egydio Souza Aranha inaugurou, no centro de São Paulo, o Banco Central de Crédito, com o capital social mínimo que o governo exigia na época, US$ 513 mil. Com apenas uma agência, seis caixas dividiam as tarefas de pagamentos e recebimentos. Ao todo, eram 12 funcionários e só dois telefones. Nos anos 60, o Banco Central de Crédito já se chamava Banco Federal de Crédito e tinha Olavo Egydio Setubal como sócio. Em setembro de 1964, a instituição se funde com o Banco Itaú, criado em 1944, na pequena cidade de Itaú de Minas (região sul de Minas Gerais) por José Balbino Siqueira. Após a fusão, surgiu o Banco Federal Itaú, que contava com 134 agências e capital social de US$ 4,2 milhões. Mas foi só dez anos mais tarde, com mais cinco fusões e aquisições realizadas, que a instituição passou a se chamar apenas Banco Itaú. Em 1974, o Itaú lançava a sua primeira campanha publicitária: "Ajude o Itaú a ser o primeiro". Ainda nos anos 70, o banco abriu seu primeiro escritório fora do Brasil, em Nova York. Em 1980, foi inaugurada a agência em Buenos Aires. A década de 80 foi marcada pela adoção da tecnologia com o início do programa "Banco Eletrônico", que previa a implantação do sistema de processamento on-line nas agências. Os anos 90 foram marcados pela "era digital". O Itaú adotou a campanha "O Banco da Era Digital" e lançou o banco pelo computador. Em 1997, com a estabilidade econômica, começa a comprar uma série de bancos estatais. Primeiro foi o Banerj (do Estado do Rio), um ano depois foi o Bemge (de Minas Gerais). As aquisições não se limitam mais ao Brasil. Em 1998, o Itaú compra na Argentina o Banco Buen Ayre, focado em pessoas físicas de média e alta rendas. A fusão do Banco Itaú Argentina e do Banco Buen Ayre deu origem ao Banco Itaú Buen Ayre. No Brasil, o banco compra o Banestado (o estatal do Paraná) em 2000 e no ano seguinte foi a vez do BEG (Banco do Estado de Goiás). De 2001 a 2003, foram inúmeras operações de fusões, associações e aquisições. Para citar apenas as maiores, houve a associação com o Banco BBA-Creditanstalt, que deu origem ao Itaú-BBA, o maior banco de atacado do país, e a compra, em 2003, do Banco Fiat e do Banco AGF. No ano seguinte, as operações de crédito ao consumo ganham destaque. O banco lança sua financeira, a Taií. Em junho, o Itaú se associa ao Pão de Açúcar, também com o objetivo de criação de uma financeira. Para terminar o ano, o banco faz acordos para o crédito com desconto em folha com os bancos BMG e Intercap.