Título: Gastos com propaganda chegam a R$ 15,4 bilhões
Autor: Eliane Sobral
Fonte: Valor Econômico, 09/08/2005, Empresas &, p. B4

Publicidade Investimentos cresceram 20,1% no primeiro semestre de 2005

Os investimentos publicitários somaram R$ 15,436 bilhões no primeiro semestre deste ano o que representa um crescimento de 20,1% sobre os investimentos realizados em igual período de 2004 - quanto o total investido alcançou a marca de R$ 12,855 bilhões. Os números fazem parte da pesquisa realizada pelo Ibope Mídia e serão apresentados hoje ao mercado. Na divisão da verba publicitária por meio de comunicação, o maior destaque é para as TVs por assinatura que captaram 26% de investimentos no primeiro semestre deste ano. Em igual período de 2004, os investimentos publicitários nesse veículo somaram R$ 750 milhões. Nos primeiros seis meses deste ano o total investido subiu para R$ 948 milhões. Técnicos do Ibope Mídia acreditam que a ampliação da base de assinantes tenha dado novo impulso às TVs por assinatura. Segundo dados da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), o número de assinantes saiu de 3,5 milhões no primeiro trimestre de 2004, para 3,8 milhões de assinantes em igual período deste ano. Apesar do bom desempenho das TVs por assinatura, as emissoras de TVs abertas continuam com a maior fatia do bolo. No primeiro semestre de 2005, 49% dos investimentos publicitários foram destinados a elas, ou R$ 7,5 bilhões. Entre o primeiro semestre do ano passado e o mesmo período de 2005, as emissoras ampliaram sua participação em 20,7%. Logo em seguida vem o meio jornal, que recebeu 33% dos investimentos em publicidade realizados no primeiro semestre deste ano, o que equivale a R$ 5,1 bilhões. Na comparação com o ano anterior, o crescimento foi de 21,8% (ver tabela nesta página). O levantamento traz o total investido em outdoor mas, segundo técnicos do Ibope Mídia, a leitura desse canal de comunicação é prejudicada pela falta de dados e de regularidade no fornecimento de informações. De acordo com o levantamento, o meio outdoor absorveu R$ 67,9 milhões do total investido em publicidade nos primeiros seis meses deste ano - o dado no entanto, não considera os valores de junho, não informados pelo setor. No primeiro semestre do ano passado, o meio outdoor ficou com R$ 102,2 milhões. A pesquisa traz ainda o ranking dos maiores anunciantes e o que chama a atenção é o apetite voraz da Casas Bahia. A empresa segue firme na liderança e aumentou em nada menos que 67,9% o total da verba publicitária no primeiro semestre deste ano - foram R$ 1,084 bilhão no primeiro semestre de 2005 e R$ 645,8 milhões em igual período de 2004. Embora São Paulo continue concentrando a maior parte dos investimentos realizados no País - 37% do total investido - a cidade de Salvador foi a que mais aumentou sua participação. No primeiro semestre de 2004 a capital baiana recebeu R$ 321 milhões de investimentos publicitários. Já nos primeiros seis meses deste ano os valores totalizaram R$ 408,2 milhões. De acordo com os técnicos do Ibope Mídia, a rede varejista Insinuante, cumpre no Nordeste o mesmo papel que a Casas Bahia em nível nacional, tanto que no mercado local, a rede ocupa o primeiro lugar no ranking de maiores anunciantes e a Casas Bahia fica em segundo lugar. Porto Alegre também ampliou sua participação no total investido no primeiro semestre deste ano e ficou com 24%. Naquele mercado, segundo o Ibope Mídia, o principal investidor regional foi a rede Sonae de supermercados.