Título: Carrefour deslancha plano para garantir sua posição
Autor: Claudia Facchini
Fonte: Valor Econômico, 12/08/2005, Empresas &, p. B5

Supermercados Pão de Açúcar e Wal-Mart respondem à guerra de preços

As três maiores redes de supermercados - Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart - vão elevar o tom na guerra de preços e promoções neste segundo semestre. O Carrefour já colocou em prática um plano agressivo de campanhas de marketing, reformas de lojas e inaugurações de hipermercados para proteger a sua participação de mercado. Neste ano, a rede deve chegar à simbólica marca de 100 hipermercados, reforçando a sua liderança no país nesse formato de loja. Atualmente, o Carrefour possui 94 unidades. O Pão de Açúcar tem 75 hipermercados ( com a bandeira Extra) e o Wal-Mart, 50. Segundo colocado no ranking geral brasileiro, o Carrefour deve ser o mais afetado pelo avanço do Wal-Mart. Com a provável aquisição do Sonae na região Sul, a gigante americana ultrapassaria a marca de R$ 10 bilhões em vendas no país, entrando para o time do Pão de Açúcar e Carrefour, que faturaram R$ 15,4 bilhões e R$ 12,1 bilhões, respectivamente, em 2004. O Carrefour já começou a reformar as lojas que ficam próximas às novas unidades do Wal-Mart. Segundo Rodrigo Lacerda, diretor de marketing do Carrefour, o grupo desembolsou R$ 4,5 milhões só na reforma da loja de Vitória (ES). A unidade fica bem ao lado de um recém-inaugurado hipermercado do Wal-Mart na capital capixaba. O Carrefour também investiu R$ 5 milhões na loja de Natal, onde o Extra acaba de abrir uma unidade. Lacerda afirma que também serão modernizadas as lojas de Goiânia e Brasília, cidades onde o Wal-Mart também irá entrar neste ano. Para defender sua participação de mercado, a varejista francesa também vem fazendo fortes campanhas promocionais a cada mês. O grupo antecipou a campanha de aniversário, normalmente comemorada em setembro, para junho, quando foram desembolsados R$ 15 milhões em mídia. O orçamento foi cerca de 15% superior ao gasto na campanha de aniversário no ano passado. "Em junho, elevamos em dois pontos percentuais nossa participação de mercado na Grande São Paulo", disse Lacerda. A concorrência alega, no entanto, que essa fatia foi conquistada graças à aquisição dos 10 hipermercados do Sonae na cidade de São Paulo. Neste mês, Lacerda aproveitará a aquisição e irá sortear 38 carros Fox, ou um por loja na Grande São Paulo e Baixada Santista, incluindo as unidades recém-incorporadas. Em setembro, a rede prepara uma nova investida, semelhante a de junho. "O segundo semestre é sempre mais competitivo", afirma o diretor da rede francesa. As lojas do Pão de Açúcar estão sorteando uma TV de plasma por dia. Abilio Diniz, presidente do conselho do grupo, afirmou neste semana que não descarta adotar uma política mais agressiva de preços caso a competição se acirre. No primeiro semestre, a varejista priorizou a rentabilidade e fugiu "da venda a qualquer custo", nas palavras de Diniz. A companhia elevou sua margem bruta de 29,6% para 30,5% no segundo trimestre deste ano.