Título: Líder de vendas chega à quarta geração
Autor: Marli Olmos
Fonte: Valor Econômico, 12/08/2005, Empresas &, p. B6
Veículos Com algumas modificações, Gol, da Volkswagen, ganha sobrevida e entra no 19º ano de liderança
As primeiras unidades do modelo começarão a chegar nas concessionárias nesta segunda-feira. Na noite do dia seguinte, haverá uma grande festa de lançamento numa casa de espetáculos de São Paulo. Na quarta-feira, a diretoria da Volkswagen apresentará, então, à imprensa o novo Gol, carro lançado há 25 anos e que chega, na próxima semana, à quarta geração. A Volks está cercada de boas razões para fazer alarde em torno do lançamento da nova versão de um modelo antigo. O Gol foi o carro mais vendido no Brasil nos 18 últimos anos. Tudo indica que será campeão novamente em 2005. Soma-se a esse sucesso doméstico ascensão no exterior: é o automóvel mais exportado do Brasil. Veículo nacional projetado pela própria engenharia brasileira, o Gol foi lançado, em 1980, num conceito de carro popular, de baixo custo, destinado a um mercado emergente. É exatamente a fórmula perseguida hoje por toda a indústria automobilística. No ano passado, a Volks produziu no Brasil 285,4 mil unidades do Gol, das quais 177,9 mil ficaram no mercado interno. Mesmo no primeiro ano de vendas do Fox, último lançamento de carro compacto da marca, foi o Gol que segurou a maior parte das vendas da Volkswagen. Essa linha representou 62,9% das vendas da montadora alemã no país. A produção do carro desde o seu lançamento já está próxima de 4,3 milhões, superando a marca do legendário Fusca. Mesmo que o veículo estivesse com os dias contados no mercado interno - possibilidade que chegou a comentada quando a empresa se preparava para lançar o Fox - os contratos de exportação indicam que esta linha de montagem precisa ter ainda muito fôlego. O modelo está em 50 países. Suas vendas externas avançaram 26,7% em 2004, num total de 107,5 mil unidades. O carro também é líder de vendas na Argentina. Entre os destinos das exportações, o modelo coleciona notícias pitorescas como o fato de ser o primeiro carro brasileiro exportado para a Rússia. Além do próprio veículo, a Volks fez da exportação da linha de montagem desse automóvel um novo negócio. O Gol também é fabricado na China e no Irã. Nesses casos, conjuntos de peças saem do Brasil para serem montados nesses países, em linhas erguidas com a ajuda dos brasileiros. Apesar do ruído que a Volks pretende fazer em torno do lançamento do seu novo Gol, a quarta geração não traz mudanças muito drásticas em relação à terceira. O carro que será apresentado na próxima semana recebeu modificações no farol, capô e traseira. Na parte interna, o quadro de instrumentos ficou mais moderno e segue o estilo do equipamento do Fox. Recentemente, a Fiat também lançou uma nova versão do Uno Mille, com pequenas mudanças em um modelo também veterano, no mercado há 21 anos. Hoje toda a linha Gol é vendida com motor bicombustível, que aceita álcool ou gasolina, com opções de motor 1.0, 1.6 e 1.8 e preços que variam de R$ 24,4 mil a até R$ 42,5 no caso das opções mais esportivas e com mais acessórios. O estoque da geração três na versão mais simples está sendo vendida com desconto, por R$ 21,9 mil. A montadora ainda não divulgou os preços da geração quatro.