Título: Crise afeta confiança do consumidor paulistano
Autor: Raquel Landim, Vanessa Jurgenfeld, Heloisa Magalhã
Fonte: Valor Econômico, 17/08/2005, Brasil, p. A3
A crise política começa a afetar a percepção do consumidor em relação à economia do país. Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) mostra que o índice de confiança do consumidor da região metropolitana de São Paulo caiu 5,4%, em agosto, na comparação com o mês anterior e ficou em 126,1 pontos, menor patamar em 12 meses. Apesar da queda, o indicador mostra que ainda há otimismo. O índice varia de 0 a 200 pontos, apontando otimismo acima dos 100 pontos e pessimismo abaixo desse patamar. "O resultado de agosto espelha a crise política que o Brasil enfrenta e, ao que parece, tende ainda a desdobramentos imprevisíveis", afirma a Fecomercio. A pesquisa foi realizada antes do depoimento do publicitário Duda Mendonça à CPI do Correios. As suspeitas sobre o envolvimento do presidente nos escândalos do "mensalão", diretamente ou por conivência, aumentaram nas últimas semanas e atingiram seu ponto mais alto com o depoimento do publicitário, na semana passada, que admitiu ter recebido dinheiro de caixa dois do PT em paraísos fiscais. Segundo a entidade, "os resultados deste mês do Índice de Confiança do Consumidor já mostram de forma clara o impacto negativo que o agravamento do cenário político provocou na confiança dos consumidores paulistanos".