Título: Cerveja exportada volta mais sofisticada
Autor: Christiane Martinez
Fonte: Valor Econômico, 17/08/2005, Empresas &, p. B5

Internacionalizar uma marca de cerveja pode ser uma ótima opção para conquistar espaço no mercado natal. Não se trata de um contra-senso. Há pelo menos dois casos de empresas que colocaram suas marcas no exterior e passaram a fazer sucesso na praça local. Com um detalhe: em um posicionamento premium, bem mais elaborado que o convencional. A Bavaria Expor, marca da Kaiser vendida no Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido e Austrália, caiu no gosto do consumidor brasileiro. "Fizemos um teste e colocamos à venda um lote-piloto", diz Marcelo Toledo, diretor de marketing da Kaiser. "Os consumidores adoraram." A Bavaria Export - versão com sabor um pouco mais encorpado - começará a ser distribuída em todo país. Vendida lá fora por US$ 6,00, essa cerveja tipo exportação será ofertada nas prateleiras brasileiras por R$ 2,00. A versão tradicional custa menos de R$ 1. Um caso semelhante aconteceu com a Sol, produzida pela mexicana Femsa. Quando iniciou o caminho do mercado externo, a marca atuava no segmento popular no mercado mexicano. Caiu no gosto da freguesia internacional e voltou ao México como cerveja premium. A AmBev colocou a Brahma em garrafinhas transparentes para atender o cliente estrangeiro e igualmente posicionou a marca como cerveja premium nos diversos países onde é vendida. (CM)