Título: BB vai usar promotores de crédito
Autor: Alex Ribeiro
Fonte: Valor Econômico, 17/08/2005, Finanças, p. C1

Caça ao Cliente Agentes irão abordar clientela e oferecer empréstimo com desconto em folha

O Banco do Brasil vai usar a mesma arma que os bancos pequenos e médios na disputa pelo mercado de empréstimos consignados: os agentes de crédito. Segundo o presidente do BB, Rossano Maranhão, o banco irá contratar 400 agentes para promover o crédito consignado em suas salas de auto-atendimento. "Vamos manter o compromisso ético de oferecer taxas de juros mais baixas e dar todas as informações aos que contratam empréstimos", disse Rossano. Neste ano, o BB registrou notável expansão em sua carteira de crédito com desconto direto em folha de pagamento - passou de R$ 1,477 bilhão para R$ 2,558 bilhões, entre dezembro e junho -, mas o banco permanece bem atrás de instituições de pequeno e médio portes no segmento de aposentados e pensionistas do INSS. Pelos dados mais recentes da Dataprev, divulgados no início de junho, o banco BMG havia emprestado R$ 2,57 bilhões. O BB, que assinou o convênio com o INSS apenas em abril, havia fechado um total de 315 milhões em operações de crédito nesse segmento, até o início de agosto. O desempenho do BB é bastante tímido, considerando que a instituição tem uma rede de 3.814 agências, ante 10 agências do BMG. A exemplo do BMG, outros bancos pequenos e médios têm volume de crédito consignado desproporcional ao número de agências. O bom resultado desse conjunto de instituições financeiras se deve aos canais alternativos de distribuição de produtos, como agentes de crédito, uso de telefones e correspondentes bancários. "Alguns bancos têm uma atitude pouco transparente na contratação dos serviços, cobrando taxas elevadas demais para um risco pequeno e fornecendo informações insuficientes aos clientes", afirma Rossano, sem citar nomes de bancos. "Eles só agem assim porque abordam uma clientela que não é deles. O agente de crédito concede o empréstimo e nunca mais vê o cliente. O BB, que não está interessado apenas em contratar um empréstimo, mas manter uma relação de longo prazo, não age assim." Segundo ele, os agentes de crédito do BB irão abordar clientes nas agências de auto-atendimento para orientá-los sobre cada um dos produtos de crédito disponíveis. Irão promover não apenas crédito consignado para aposentados e pensionistas, mas também linhas voltadas para funcionários públicos e trabalhadores da iniciativa privada. Rossano lembra que, há cerca de um mês, o BB lançou uma campanha para estimular o os clientes a contratarem crédito consignado, com juros mais baixos, para quitar dívidas com taxas mais elevadas. Quando entrou no mercado de crédito consignado, em abril, o BB adotou taxas mais baixas que a média de mercado, entre 1,5% e 2,4% ao mês, forçando os concorrentes a seguirem o mesmo caminho. Ainda assim, restam bancos no mercado que cobram taxas de até 3,55% ao mês. A disputa entre os grandes bancos de varejo e os pequenos e médios pelo mercado de crédito vem desde o ano passado. Nos primeiros meses de vigência do empréstimo consignado, grandes bancos de varejo não assinaram convênio com o INSS, reclamando que a tarifa de R$ 0,30 cobrada pelo Dataprev para cada boleto de cobrança era muito alta. Há dois meses, o INSS publicou uma instrução normativa que dispensa os grandes bancos de pagar a tarifa - eles podem fazer o desconto das prestações diretamente na conta bancária mantida pelos aposentados.