Título: Emprego bate recorde em fevereiro
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 18/03/2010, Economia, p. 28

TRABALHO

Criação de postos com carteira assinada no mês, puxada principalmente pelo setor de serviços, é a maior desde 1992. Na capital do país, os números também são históricos

O emprego com carteira assinada decolou. E isso logo no início do ano. Segundo os dados divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho, o mês de fevereiro de 2010 é o melhor fevereiro da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), iniciado em 1992. O saldo líquido do emprego no mês foi positivo em 209.425 novas vagas (veja quadro). No ano passado, em plena crise, só 9.179 vagas foram criadas no mesmo período. Um fevereiro assim tão bom influenciou o bimestre. O saldo líquido do emprego também é recorde para os dois primeiros meses do ano. No total, 2010 já conta com a abertura de 390.844 postos de trabalho.

Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o emprego no mês foi puxado pelo setores de serviços (85.607 postos de trabalho), indústria de transformação (63.024) e construção civil (34.735). A explicação de Lupi para as vagas abertas no setor de serviços é simples. O carnaval e as férias fizeram com que a demanda crescesse muito nos subsetores de alojamento e alimentação, transportes e comunicações, além do ensino pressionado favoravelmente pelo início do ano letivo.

Já o crescimento do emprego na indústria de transformação deve-se, em parte, ao consumo das famílias. Estimulados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os consumidores foram às compras. Os estoques nas indústrias estão zerados e muitas empresas, que demitiram apressadamente com medo da crise, estão tendo que voltar ao mercado em busca de mais trabalhadores disse Lupi. O ministro atribuiu ao programa Minha Casa, Minha Vida parte do sucesso da construção civil.

O único risco que temos é o juro aumentar e prejudicar o processo produtivo, alertou, mesmo antes de saber da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom). Para Lupi, o que melhor baliza o crescimento da economia de um país é o nível de emprego. Taxas de juros altos prejudicam o capital produtivo. Quem ganha dinheiro fácil na Bolsa, com a especulação, não gera emprego. Lupi antecipou a coletiva de divulgação dos dados do Caged para participar da manifestação, convocada pelo governo do Rio de Janeiro, contra a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que redistribui a receita dos royalties do petróleo. Ninguém tem o direito de tirar aquilo que a natureza deu ao Rio.

Distrito Federal Devido a problemas sazonais, a agricultura gerou poucos empregos no mês. O saldo líquido foi positivo em apenas 3.976 vagas. A atividade sucroalcooleira, em queda, foi responsável pelo fechamento de postos de trabalho em Alagoas ( -11.195), Pernambuco (- 2.393), Rio Grande do Norte ( 780) e Paraíba (-295).

A exemplo do país, o emprego no Distrito Federal também foi recorde para o mês e para o bimestre. Em fevereiro, foram criados 4.266 empregos com carteira assinada. É o melhor desempenho de toda a série histórica para o mês, puxado pelo setor de serviços ( 3.144 postos), construção civil ( 395) e comércio (329). No bimestre, o DF já conta com 7.280 novos postos. Em 12 meses, a geração de empregos na região é positiva em 22.022 vagas.