Título: Código de segurança terá controle de acesso
Autor: José Rodrigues
Fonte: Valor Econômico, 25/08/2005, Empresas &, p. B9

Com a introdução das normas do ISPS Code (Código de Segurança Internacional para Navios e Instalações Portuárias), nos próximos 40 dias, todos veículos que quiserem entrar no porto terão de ser previamente identificados. Com a hipótese de que essa operação irá atrasar as operações, o sistema Sest-Senat vai implantar um serviço no interior do Estado para o cadastramento de cada veículo. "Por meio de cada Centro Assistencial e Profissional Integrado do Trabalhador em Transporte (Capit) será feito o trabalho de fotobiometria, a fim de agilizar a entrada dos caminhões no porto", antecipa Marcelo Marques da Rocha, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Sul (Sindisan). Entre as cidades nas quais há centros desse tipo estão Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Ribeirão Preto, Jacareí, Sorocaba, Campinas, São Caetano do Sul e São Paulo. Mesmo com essa providência, na avaliação de Rocha, "falta à Codesp fazer valer sua autoridade e organizar a descida dos caminhões, desde as fazendas". Uma das resoluções da Codesp sobre a matéria estabelece a ela o dever de "vedar o acesso ao porto de veículos destinados aos terminais, quando o número de vagas rotativas for completado". Nessa mesma resolução, de fevereiro, a estatal define a existência de 700 vagas rotativas em torno de dois pontos de maior afluxo de veículos, o corredor de exportação e a região de Outeirinhos, onde se concentram os terminais açucareiros, ambos na margem direita. Com as crescentes dificuldades de trânsito e estadia nas cercanias do porto, vários terminais também estão à procura de áreas para instalação de pátios próprios, a partir de Cubatão, em direção ao Planalto. (JR)