Título: Cartão com antena é a nova fronteira
Autor: Maria Christina Carvalho
Fonte: Valor Econômico, 01/09/2005, Finanças, p. C1

O dinheiro de plástico atravessou uma nova fronteira. A MasterCard, segunda maior emissora mundial de cartões, está testando seu mais recente desenvolvimento tecnológico: o cartão de crédito PayPass, que realiza a operação de pagamento à distância, sem tocar o terminal POS. O cartão já está sendo testado nos Estados Unidos, no estádio de futebol americano dos Giants, de Nova York, e em algumas lojas da rede de lanchonetes do McDonald's; e em Taiwan. Também chamado de cartão com antena, o PayPass tem um chip ligado a uma antena que se comunica com um POS especial, identificando o cliente. Basta balançar o cartão na frente do POS. Não é necessário passar ou inserir o cartão no terminal, nem digitar senhas. Uma de suas principais vantagens é a rapidez da operação. Por isso, é especialmente indicado para uso em locais em que a rapidez do pagamento é desejável para evitar filas longas, como lanchonetes, locais de espetáculo e meios de transporte. Segundo técnicos da MasterCard, o cartão com antena reduz o tempo de pagamento em 12 a 18 segundos. O McDonald's americano quer colocar o terminal em suas 13,6 mil lojas até o final do ano, entusiasmado com o ganho de tempo. A MasterCard não tem previsão de quando o novo cartão poderá ser introduzido no mercado brasileiro, mas seu diretor, Murilo Barbosa, afirmou que "a plataforma tecnológica" disponível no Brasil viabiliza o uso do produto. O custo do cartão tende, porém, a ser inicialmente caro, até por questão de escala. O cartão do chip chegou a custar quatro vezes mais do que o de tarja magnética. Com sua disseminação, o custo agora é o dobro. A nova tecnologia dispensa o próprio cartão: o chip com antena pode ser colocado em um celular, relógio e até no chaveiro. (MCC)