Título: Presidentes dão início à rodovia Interoceânica
Autor: Daniel Rittner
Fonte: Valor Econômico, 09/09/2005, Política, p. A8

A integração da infra-estrutura sul-americana deu um passo importante com o início das obras da rodovia Interoceânica, que vai ligar a fronteira brasileira no Acre a três portos peruanos no Oceano Pacífico. O novo acesso facilitará o escoamento das exportações ao continente asiático, dispensando a demorada passagem pelo Canal do Panamá, além de gerar vendas de equipamentos e serviços brasileiros de US$ 490 milhões com a construção da rodovia, estima o governo. A pedra fundamental foi lançada ontem pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Alejandro Toledo (Peru) e Eduardo Rodríguez (Bolívia). Dois consórcios liderados por empreiteiras brasileiras tocarão as obras, com custo estimado em US$ 810 milhões. Concluída em junho, a licitação internacional para a construção, operação e manutenção de 700 quilômetros de estradas teve a Odebrechet e suas parceiras peruanas como vencedoras. O consórcio Intersur, formado por Andrade Gutiérrez, Queiroz Galvão e Camargo Corrêa ficou com outro trecho, de 300 quilômetros. Do custo total das obras, o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) entrará com US$ 420 milhões. Esses recursos financiarão as exportações de bens e serviços brasileiros. O Ministério do Desenvolvimento diz que as empresas brasileiras participantes da construção puxarão exportações de centenas de outras companhias, de geradores de energia a uniformes de operários e alimentos para os canteiros de obras. Além do escoamento de produtos agrícolas das regiões Norte e Centro-Oeste, a rodovia Interoceânica deverá facilitar a saída de bens produzidos na Zona Franca de Manaus. Terá 2,6 mil quilômetros de extensão, ligando o município fronteiriço de Assis Brasil (AC) ao Oceano Pacífico. O Ministério dos Transportes informou que uma ponte sobre o rio Acre, conectando fisicamente os dois países, ficará pronta até o fim do ano. A partir daí, a rodovia seguirá para Inambari, de onde partirá para três destinos diferentes: os portos peruanos de San Juan, Matarani e Ilo. Trata-se de uma das prioridades entre os 31 projetos de integração física da América do Sul selecionados na cúpula de Cuzco, em dezembro de 2004. Em seu discurso no lançamento das obras, em Puerto Maldonado (Peru), o presidente Lula voltou a mencionar o líder revolucionário Simón Bolívar, dizendo que a rodovia faz parte da integração hemisférica pensada por ele. Lula afirmou que, quando políticos sérios discutem e trabalham, as realizações acontecem naturalmente. Acrescentou ainda que a integração da América do Sul não tem volta. "Quando políticos sérios têm conversas sérias, transformam essas conversas em realidade. Estamos passando da era dos discursos para a era da prática", disse o presidente, arrancando aplausos de militantes do PT e do PC do B que partiram do Acre. Dirigindo-se ao colega peruano, Lula fez um auto-elogio. "Toledo, meu irmão, talvez você e eu não estejamos mais vivos quando a obra terminar. Mas a história vai se lembrar desse dia", disse. Lula voltou ontem mesmo a Brasília, antecipando o seu retorno em uma hora.