Título: Bancos reforçam a segurança na internet
Autor: Altamiro Silva Júnior
Fonte: Valor Econômico, 19/09/2005, Finanças, p. C8

Os bancos estão reforçando a segurança das operações na internet para estimular os clientes a usarem mais esse instrumento nas suas transações. Para reduzir a possibilidade de fraudes e diminuir o medo dos usuários, o Bradesco e o Banco Real estão lançando um cartão que traz números adicionais para serem digitados no site antes das operações. Já o Banco do Brasil vai começar a cadastrar os computadores que os clientes usam para entrar no site do banco. No computador que não estiver cadastrado, não será possível fazer nenhuma operação. "O maior objetivo é aumentar a percepção de segurança do usuário", dizem Francimara Viotti, gerente da área de segurança da informação do BB, e Raul Moreira, gerente da área de banco eletrônico do banco. O cadastramento dos computadores já começou para as pessoas jurídicas. Para as pessoas físicas, será iniciado em breve. Já o Banco Real e o Bradesco optaram por um cartão, semelhante a um cartão de crédito, mas que não tem qualquer identificação do usuário, apenas uma série de números. No Real, ele recebeu o nome de Real Tabela de Senhas e está sendo enviado desde julho para todos os clientes cadastrados no internet banking. "O produto está dentro de uma estratégia de aumentar a segurança do usuário", diz Mônica Leopoldino, superintendente de canais de atendimento do Real. No Bradesco, o produto chama-se Cartão Chave de Segurança Bradesco e está sendo enviado para os clientes desde a semana passada. O cartão, semelhante ao do Real, tem números de 1 a 70. Para cada um destes números há uma chave de três dígitos. Toda vez que o usuário acessar a internet, deverá ser digitada uma destas chaves, de acordo com o número (de 1 a 70), que vai aparecer no site. Não há dois cartões iguais. Os executivos do Bradesco não foram encontrados para comentar a estratégia. Pesquisas do BB mostraram que a grande maioria das pessoas usa a internet para fazer operações bancárias no horário comercial, ou seja, no computador da empresa em que trabalham. Na prática, as transações são feitas, além do trabalho, no computador de casa ou em um notebook. Por isso, a solução desenvolvida pelo próprio BB fará o cadastramento automático de quatro computadores. O banco, porém, vai permitir o cadastramento de até 10 computadores. Um projeto piloto está em fase final e já testou o serviço com 35 mil pessoas. O banco tem 7 milhões de usuários cadastrados e 700 mil empresas. Do total de operações do banco, 35% são feitas pela internet. Os números da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que o uso da internet tem crescido. Para pessoas físicas, o aumento foi de 40% no ano passado no número de transações e de 53% no número de clientes. As fraudes, por outro lado, também têm aumentado. O número de notificações associadas a fraudes pela internet no segundo trimestre de 2005 somou 7.942, frente a 562 no mesmo período de 2004 - ou seja, um aumento de 1300%, segundo o Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (Cert.br). Em relação ao primeiro trimestre, o aumento foi de 259%.