Título: Carrefour investe para mudar o Champion
Autor: Claudia Facchini
Fonte: Valor Econômico, 26/09/2005, Empresas &, p. B6

Supermercados Múlti gastará R$ 30 milhões para reformar 14 lojas e apresentar nova comunicação visual da marca

Por um bom tempo, sempre que o assunto enveredava para os supermercados Champion, os altos executivos do Carrefour evitavam falar a respeito. A rede foi lançada no Brasil no ano 2000, com 120 lojas, e nasceu das várias aquisições feitas pela multinacional francesa durante os dourados anos 90. Mas a bandeira de supermercados só trouxe dor de cabeça e prejuízos. Nos últimos três anos, o Carrefour concentrou sua artilharia nos hipermercados e seus dirigentes só falavam sobre novos investimentos ou inauguração de lojas neste segmento. Com uma rede de 94 hipermercados, a multinacional francesa continua a maior neste formato no país. Dos 120 supermercados iniciais do Champion, restaram 97. As lojas estão espalhadas por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal e interior de São Paulo. Cinco unidades do Nordeste foram vendidas para o Bompreço e algumas lojas no Rio e em Minas foram devolvidas aos antigos donos. Depois de um longo processo de aprendizado, Jean-Marc Pueyo, atual superintendente do grupo no Brasil, quer agora dar um novo rumo aos supermercados. A multinacional francesa já decidiu retomar os seus investimentos no Champion. Cerca de R$ 30 milhões serão gastos com a reforma de 14 supermercados nos próximos meses. O "layout" e comunicação visual da marca também estão sendo retocados para dar uma nova cara aos supermercados. O logotipo da marca foi renovado e uma nova campanha, criada pela DPZ, chega em outubro às lojas com o slogan "Sinta a diferença". A intenção é, justamente, mostrar para o consumidor que o Champion não é mais o mesmo. Nos bastidores das lojas, muitos aspectos estão sendo modificados. Pueyo criou uma nova estrutura administrativa e implementou uma diretoria exclusiva para a divisão de supermercados. No grupo Pão de Açúcar, já é assim. As diferentes bandeiras da varejista- Pão de Açúcar, CompreBem e Extra - são tratadas como unidades de negócios independentes. Hoje, quem dá as cartas no Champion é Manoel Araújo, que assumiu a diretoria da rede de supermercados em fevereiro deste ano. Araújo veio do Sonae, onde também respondia pela rede de supermercados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "No começo, o Carrefour tratava os supermercados como se eles fossem pequenos hipermercados, que na verdade era o que a multinacional sabia fazer no país", admite Araújo. Havia lojas do Champion que vendiam, por exemplo, pneus, um produto encontrado tipicamente em hipermercados. Uma das providências tomadas - e aprendidas com a concorrência - foi a mudança do sortimento. A rede chegou a aumentar em até 40% a variedade de produtos em algumas categorias. Saíram os pneus e entraram mais alimentos, diz Araújo. O foco do Champion, explica o executivo, deixou de estar dirigido apenas para promoções. A varejista está mais preocupada com a rentabilidade e em oferecer serviços. O Carrefour segue, na verdade, a cartilha do seu arqui-rival, o dono da maior rede de supermercados no país. Não é à toa que, entre as primeiras lojas do Champion que serão remodeladas, estão as três únicas da rede na capital paulista, onde o Pão de Açúcar detém a liderança.