Título: Foco no Nordeste
Autor: Iunes, Ivan; Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 22/04/2010, Política, p. 7

Presidenciável José Serra visita o Rio Grande do Norte para reforçar a imagem na região

A pré-campanha de José Serra (PSDB) à Presidência da República centrará fogo nos palanques de dois estados do Nordeste até o fim da semana. O planejamento riscado pelos tucanos é de reforçar a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) ao governo do Rio Grande do Norte, além das articulações para a composição de uma aliança com o PMDB em Pernambuco. Nesse estado, Serra deseja subir no palanque do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Ex-governador entre 1999 e 2006, Jarbas analisa a possibilidade de disputar o governo local contra o atual governador, Eduardo Campos (PSB) candidato da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão será anunciada na semana que vem.

Para evitar pressão sobre o ex-governador pernambucano, Serra não incluirá no roteiro de viagem nova visita a Pernambuco até o fim do mês o pré-candidato passou pelo Recife durante o carnaval. Ontem a noite, o pré-candidato ao Palácio do Planalto embarcaria para Natal (RN). A agenda prevê entrevistas durante a manhã de hoje para rádio e televisão locais. Depois, Serra deve almoçar com empresários do estado. O palanque no Rio Grande do Norte já está definido, com Rosalba para o governo e os senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves (PMDB) candidatos à reeleição. A viagem relâmpago ao Rio Grande do Norte não permitirá encontros com lideranças locais, mas ele deve retornar ao estado em meados de maio para fechar essa agenda, antecipa o senador José Agripino Maia (DEM-RN).

Alianças No início da tarde, Serra vem a Brasília para a posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. Com o binóculo focado no Nordeste, o pré-candidato do PSDB à Presidência ainda aguarda a resposta de Jarbas Vasconcelos para a composição de alianças em Pernambuco. O ex-governador é tido como a única hipótese de Serra contar com um palanque forte no estado. Não é segredo para ninguém que José Serra sonha com o Jarbas disputando o governo do estado, mas a decisão só deve ser anunciada no último dia do mês, afirma o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), coordenador nacional da campanha tucana à Presidência e presidente nacional do PSDB.

Uma reunião entre Serra e Jarbas estava agendada para ontem, em São Paulo, mas não há confirmação oficial de que o encontro aconteceu. Outro nome com bom potencial eleitoral em Pernambuco, o senador Marco Maciel (DEM) tentará renovar a cadeira no Senado. A composição ficaria completa com a candidatura à reeleição de Sérgio Guerra. A coordenação nacional da campanha de Serra e uma disputa difícil contra o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT), porém, podem fazer com que Guerra saia da disputa.

Não é segredo para ninguém que José Serra sonha com o Jarbas Vasconcelos disputando o governo do estado, mas a decisão só deve ser anunciada no último dia do mês