Título: Inscrição no Fies começa ainda este mês
Autor: Seixas, Luiza
Fonte: Correio Braziliense, 22/04/2010, Brasil, p. 11

Regras mais brandas, juros menores e exigência de fiador facilitam a vida dos novos candidatos. Usuários antigos não são beneficiados.

Na próxima semana, ainda sem dia certo, os interessados em participar do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) poderão se inscrever no programa que, a partir deste ano, terá regras mais brandas a fim de facilitar o ingresso dos estudantes nas faculdades particulares. A notícia foi dada na última terça-feira, em Belo Horizonte, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que informou que a medida provisória definindo o novo perfil do Fies será editada nos próximos dias pela Presidência da República.

Criado em 1999, o programa financia a graduação de estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação e que estejam regularmente matriculados em instituições pagas. Mas, apesar da boa intenção, alguns dos participantes não estavam conseguindo arcar com as dívidas do financiamento devido à alta taxa de juros, que chegou a 9% ao ano. Com isso, o objetivo do Ministério da Educação, agora, é tentar acabar com esse problema.

O novo programa terá juros de 3,4% ao ano, dará aos beneficiários um prazo de três vezes a duração do curso para a quitação, uma carência de 18 meses para começar a pagar a dívida e a possibilidade de os formandos em cursos de medicina e licenciatura abaterem 1% da dívida a cada mês trabalhado, caso optem por trabalhar na rede pública ou no Programa Saúde da Família. Além disso, torna obrigatória a exigência do fiador e determina preço fixo para as mensalidades cobradas. ¿Recebemos uma demanda do movimento estudantil de que as mensalidades fossem fixas ao longo de todo o financiamento, o que está contemplado no novo Fies¿, afirmou Haddad, em Belo Horizonte.

Dívidas Para a presidente do Movimento Fies Justo, Daniela Pellegrini Nóbrega, as novas regras são boas e evitarão problemas para aqueles que ainda vão aderir ao programa. Mas ¿ ela lamenta ¿ não trazem nenhuma solução para quem já vem enfrentando dificuldades com a dívida. ¿Quem está entrando não deve ter medo nenhum, pois a intenção do ministério é boa, ainda mais com a mensalidade fixa. Mas, se eles acham bonito arrumar solução só para quem ainda não precisa, ótimo. Vão ter que continuar aguentando nós, estudantes com imensas dívidas, brigando pelos nossos direitos¿, criticou Daniela.

Segundo a presidente do movimento, o MEC deve trabalhar para tornar as novas regras retroativas e atender o pedido desses estudantes que querem um desconto de 30% do valor total da dívida. ¿Quando começaram a falar da nova lei, todo mundo se animou por acreditar que seria o fim desse problema. Mas quando vimos que não era bem assim, ficamos desapontados e continuamos com a dificuldade de pagar. Cada vez mais chegamos à conclusão de que o Fies é um programa social com o objetivo de deixar os brasileiros no castigo. O interesse principal não é fazer com que o país tenha pessoas com um nível de escolaridade mais elevado. Precisamos de uma solução urgente¿, cobrou Daniela.