Título: Sistema eletrônico conquista os pequenos investidores
Autor: Daniele Camba e Luciana Monteiro
Fonte: Valor Econômico, 30/09/2005, EU &, p. D1

O sistema eletrônico logo caiu no gosto dos pequenos investidores. "Tivemos um cliente hospitalizado que estava tentando fechar um negócio e não conseguia por problemas de conexão", ilustra Claudio Pracownik, diretor da corretora Ágora Senior. Ele conta que a popularização da plataforma é tão grande que na última terça-feira, dia 27, eram 3h30 da manhã e 25 clientes estavam conferindo operações na VipTrade - home broker da instituição. Do total de clientes, o executivo diz que aproximadamente 75% utilizam o conteúdo do sistema online. A negociação online dos pequenos investidores tornou-se tão importante para as corretoras que o investimento em novas ferramentas tem sido constante. A EconoFinance - braço online da corretora do banco Banif Primus -, por exemplo, prepara o lançamento de uma plataforma de negócios mais rápida que a atual. "O objetivo é dar ao investidor um sistema com mais condições para que ele concorra com as plataformas profissionais do mercado", diz o diretor Rodrigo Puga. A inovação beneficia principalmente as operações de compra e venda no curto prazo. A maioria dos investidores da EconoFinance são homens. Cerca de 60% têm entre 30 e 40 anos. A metade está em São Paulo, realiza 11 ordens por mês e o valor médio de transação é R$ 20 mil. "O potencial desse mercado é muito grande", diz Puga. Ele traça um paralelo com os EUA, onde o home broker representa 30% da bolsa. A SLW é outra que está migrando para um sistema mais rápido. A idéia é fazer com que o sistema fique mais funcional, com mais opções na mesma tela, e mais visual. "O cliente bate o olho e já sabe o que está acontecendo", diz Daniel de Aguiar Bunduki, encarregado do home broker da corretora. Segundo ele, o foco da instituição é cativar os cliente mais jovens. "O pequeno investidor de hoje pode ser o grande de amanhã." Bunduki conta que 90% dos clientes da plataforma eletrônica são homens e a maioria faz operações de compra e venda de papéis no mesmo dia. As corretoras dos bancos também apostam as fichas no cliente internauta. Na Itaú Corretora, metade dos clientes pessoa física opera na ItaúTrade, braço de internet da instituição. Segundo Roberto Tamaso, gerente da ItaúTrade, há quatro anos esse número não chegava a 10%. (LM e DC)