Título: Transpetro vai encomendar 26 navios no primeiro lote
Autor: Francisco Góes
Fonte: Valor Econômico, 07/10/2005, Empresas &, p. B9

Transporte Lula lançará o edital de construção na segunda-feira

Após atrasos e contratempos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança, em Niterói, na segunda-feira, o edital de licitação para a construção de 26 navios a serem encomendados pela Transpetro, a subsidiária de logística da Petrobras. O ato marcará o início efetivo da concorrência, que enfrenta dificuldades desde a largada da pré-qualificação, em novembro de 2004. O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, informou que a empresa decidiu incluir 26 navios no edital - inicialmente seriam 22 - porque há necessidade de antecipar a entrega do maior número possível de embarcações. Em uma segunda etapa, a Transpetro pretende encomendar mais 16 navios, o que irá totalizar 42 unidades. Machado não quis estimar o preço total do pacote, já calculado pela estatal em US$ 1,9 bilhão. Fontes da indústria naval consideram que esse valor será superado em função da desvalorização do dólar frente ao real, o que aumenta os custos, já que as embarcações deverão ter 65% de índice de nacionalização. Pesa ainda o fato de que insumos, como o aço, continuam com preços altos. Os sucessivos atrasos na concorrência, que chegou a ser suspensa em setembro pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e depois retomada, aumentou as incertezas. "É só olhar os preços cobrados pela indústria naval hoje na Coréia do Sul para constatar que os preços imaginados pela Transpetro mudaram", avaliou o executivo de uma empresa. Os navios maiores incluídos no pacote da Transpetro, como Suezmax e Panamax, não saem por menos de US$ 80 milhões ou US$ 90 milhões cada um, estimam fontes. Segmentos da indústria naval defendem que o ideal seria a Petrobras encomendar os navios, no Brasil, pelo sistema de afretamento, como a estatal já faz com os navios de apoio offshore, e não comprá-los diretamente. A encomenda por afretamento é mais simples do que a licitação para a compra dos navios, alegam alguns armadores. A expectativa dos estaleiros é de que os sete grupos pré-qualificados na etapa inicial sejam confirmados para participar da licitação. As empresas participantes esperam receber hoje essa confirmação. A Transpetro estava esperando a análise de recursos impetrados por algumas empresas habilitadas contra outros concorrentes para anunciar a decisão. Com o lançamento do edital, os grupos receberão cartas-convite para participar da licitação e terão prazo definido para apresentar as propostas comerciais para construir os navios. Há quem duvide que os primeiros contratos sejam assinados em 2006. A indústria naval também considera complicada a exigência de que os estaleiros assumam os financiamentos para a construção dos navios, o que poderia inviabilizar as obras, como já ocorreu. No Caminho Niemeyer, em Niterói, local escolhido para o lançamento do edital, o presidente Lula deve anunciar novidades em relação ao seguro-garantia para lastrear a construção dos navios. O seguro já foi regulamentado por decreto, mas ainda faltam definir normas operacionais. Um dos temas pendentes é a parte do seguro a ser subsidiada pelo governo. Também resta saber como o subsídio será repassado, se diretamente ao estaleiro ou para as seguradoras que participarem do processo.