Título: Hidratado supera salto da gasolina no Sudeste
Autor: Mônica Scaramuzzo
Fonte: Valor Econômico, 07/10/2005, Agronegócios, p. B12

Levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, mostra que os preços médios do litro do álcool hidratado ao consumidor ficaram em R$ 1,235 entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, na região Sudeste -, líder na produção de álcool mo país-, aumento de 4,57% sobre a semana anterior (de 18 a 24 de setembro). Os preços pagos pelos postos de combustíveis às distribuidoras aumentaram, no mesmo período, 3,76%, para R$ 0,991 o litro. Na região Norte do país, fora do eixo de produção de álcool, os preços registraram retração. O litro médio do álcool hidratado ao consumidor encerrou a R$ 1,714 entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, com queda de 4,08% sobre a semana anterior. Neste mesmo período, os preços médios da gasolina não tiveram incremento na região Sudeste, mantendo-se em R$ 2,427, enquanto na região Norte do país a alta foi de 0,44%, para R$ 2,715. Na média nacional dos preços dos combustíveis do país, incluindo gasolina, diesel e gás natural, o álcool foi o que apresentou maior variação na última semana, segundo a ANP. O preço médio do litro do hidratado fechou a semana encerrada dia 1º de outubro em R$ 1,365, com aumento de 2,32% sobre a semana anterior. Em relação aos últimos 12 meses, a alta é de 1,3%. Os preços da gasolina tiveram variação de 4,6% na semana passada, ficando em R$ 2,379. Em relação a 2004, a alta é de 12,3%. Em setembro, as vendas de álcool das usinas para as distribuidoras tiveram um forte reajuste, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os preços médios do álcool anidro - misturado na gasolina - subiram 11% em relação a agosto, para R$ 0,84378 o litro (sem impostos). O litro do hidratado registrou aumento de 11,87%, para R$ 0,73572 (sem ICMS de 12%). Segundo a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), as variações positivas refletem o cenário de equilíbrio de oferta e demanda do produto. (MS)