Título: Brasil vai ¿adotar¿ cidades haitianas
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 27/04/2010, Mundo, p. 21

RECONSTRUÇÃO

Enviado especial

Florianópolis ¿ A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) assinou ontem um termo de cooperação com lideranças do Haiti que prevê a colaboração de municípios brasileiros para a recuperação do país, devastado em janeiro por um terremoto que deixou mais de 230 mil mortos e pelo menos 2 milhões de desabrigados. A parceria, celebrada com prefeitos haitianos, prevê o auxílio técnico para a reconstrução dos mais de 100 municípios atingidos.

A principal ideia, segundo o presidente da FNP e prefeito de Vitória (ES), João Coser, é que cada prefeitura brasileira interessada em ajudar ¿adote¿ uma cidade do Haiti. João Coser afirmou que o acordo tem como meta transferir tecnologia e elaborar projetos que possam reerguer o país da América Central. ¿O nosso objetivo não é o repasse de recursos. É compreender a demanda e o desafio deles e, a partir daí, formar pessoal e desenvolver projetos¿, explicou Coser.

A parceria foi firmada durante a 57ª Reunião Geral da FNP, realizada em Florianópolis, com a presença de mais de 70 prefeitos. Algumas cidades, como Maringá (PR), Foz do Iguaçu, Salvador e Vitória, já anunciaram adesão ao plano. Em outra frente, o acordo estabelece a distribuição de bolsas de estudo para haitianos em universidades brasileiras, uma vez que o país não só foi devastado como também perdeu inúmeros profissionais capacitados que seriam essenciais para trabalhar na recuperação do país.

O diretor da Conferência Nacional dos Prefeitos Haitianos, Joseph Billy Louis, afirmou que vem lutando pela descentralização do poder em seu país, para que a ajuda chegue direto às cidades, sem interferência do governo haitiano. ¿Nosso sonho é que daqui a alguns anos possamos ter cidades-modelos, que as pessoas queiram visitar¿, discursou.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que já atuava no Haiti antes da tragédia, com a manutenção de fazendas voltadas para o desenvolvimento de tecnologia agrícola, vai oferecer apoio na área de projetos no acordo entre os municípios brasileiros e haitianos. No fim de março, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciou ajuda de US$ 172 milhões para o Haiti.

O repórter viajou a convite da Frente Nacional de Prefeitos