Título: Pressionado, PT mineiro vai às urnas
Autor: Cipriani, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 02/05/2010, Política, p. 9

Militantes escolhem hoje quem será o nome do partido ao governo de Minas, mas cúpula nacional defende a candidatura de Hélio Costa (PMDB)

Em meio a uma série de divergências internas e a uma forte pressão nacional para que seja do PMDB a cabeça de chapa na disputa ao Palácio da Liberdade, o PT de Minas Gerais faz hoje prévias para escolher o nome que, conforme as cédulas de votação, será o candidato petista ao governo do estado. Disputam a preferência dos militantes o ex-ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito Fernando Pimentel. O processo ocorre sob risco de esvaziamento, previsto pela própria direção partidária, em função dos constantes recados da Executiva Nacional, que considera necessário abrir mão da candidatura própria para ter garantido nacionalmente o apoio do PMDB à presidenciável Dilma Rousseff. A preferência do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já externada ao partido, é pelo pré-candidato ao governo, Hélio Costa (PMDB). Da acordo com o PT mineiro, 605 municípios e 120 mil filiados estão aptos a votar. No entanto, a expectativa é que no máximo 30 mil compareçam às urnas, menos do que no Processo de Eleições Diretas (PED) do início do ano. Até o final da tarde de amanhã, o partido deve anunciar o vencedor. Integrantes da Executiva Nacional já estão no estado para fiscalizar e acompanhar a votação. O presidente da legenda em Minas, deputado federal Reginaldo Lopes, contestou as informações de que o PT nacional estaria pronto para intervir no estado, caso não seja resolvido o impasse entre o partido e o PMDB para definir uma candidatura única. A própria direção nacional já disse ter delegação no congresso do partido para, no caso de dificuldades regionais, interferir para garantir a aliança em torno da candidatura presidencial do PT. O presidente Lula também teria dado o aval aos dirigentes. ¿Quero contestar com muita energia essa notícia de que o Lula deu aval para intervenção. Continua existindo pressão por meio da comunicação para que o PT não tenha candidato em Minas¿, disse Reginaldo Lopes. O presidente do PT disse ter conversado com Lula e que o acordo é resolver primeiro a briga interna do partido entre Patrus e Pimentel, e depois acertar com a base aliada. A forma acertada é definir, logo depois das prévias, critérios para a escolha baseado em pesquisas qualitativas. A única chance de os petistas conseguirem encabeçar a chapa é vencendo Hélio Costa, que até então está à frente nos levantamentos eleitorais.

Novela Internamente, articuladores do processo admitem que as chances de o vencedor das prévias petistas disputar o governo é pequena. A estratégia é tentar convencer o próprio ex-ministro Hélio Costa de que seria mais vantajoso para ele tentar um novo mandato de senador. A resistência em ceder o espaço para o PMDB está maior no grupo de Patrus Ananias. Segundo indicou Reginaldo Lopes, a novela continua. Depois de escolher o nome do PT, partidos da base aliada serão chamados a conversar. ¿Qualquer decisão será submetida ao encontro estadual petista de 21 a 23 de maio, quando será definida a política de alianças¿, disse. O presidente estadual descarta uma intervenção nacional em Minas.