Título: Herdeiros da rede Martinez lançam grife para a classe A
Autor: Vanessa Barone
Fonte: Valor Econômico, 04/11/2005, Empresas &, p. B5

Calçados Maurício e Márcio criaram a marca Dots e planejam ter 10 lojas franqueadas até o fim de 2006

Segmentação parece ser a palavra da vez no varejo brasileiro de calçados. Na intenção de chegar cada vez mais perto de seus consumidores, os varejistas estão partindo para nichos mais específicos, diferentes em estilo e grau de sofisticação. Foi o que fez a varejista Martinez. Com sete lojas próprias e 40 anos no mercado de calçados para as classes B e C, a rede abriu nesta semana a primeira loja da Dots. A nova grife de sapatos tem produtos mais sofisticados, com preços em torno de R$ 140. A franquia da Dots foi aberta no MorumbiShopping, na cidade de São Paulo. Até o final do mês, mais duas lojas serão abertas, uma em São Paulo, no Shopping Eldorado, e outra no SuperShopping, em Osasco. Nessas três unidades, comandadas por dois franqueados, os investimentos chegam a R$ 1,1 milhão. "Até o final de 2006, a marca deverá ter dez franquias", diz Maurício Martinez, diretor administrativo da marca. A produção, que atualmente é de 15 mil pares por mês, deverá ser dobrada até o meio do ano que vem. A Dots foi criada pelos irmãos Maurício e Márcio Martinez Jr, filhos do fundador da varejista, Márcio Martinez. Os dois começaram trabalhando na Martinez e agora se dividirão entre as duas marcas. Enquanto Maurício atua na parte administrativa da Dots e é responsável também pela área de compras da Martinez, Márcio cuida do desenvolvimento dos produtos das duas marcas. A experiência da dupla com o varejo de calçados não é pequena. Há dez anos, eles ganharam de presente do pai uma loja Martinez no Shopping Eldorado. Na época, Maurício e Márcio tinham 20 e 23 anos, respectivamente. "Cuidávamos de tudo, éramos vendedores, caixas e estoquistas", diz Maurício. Apesar de concorrer com redes como a Capodarte e a Arezzo, a Dots leva vantagem, segundo Maurício. "Temos um produto diferenciado e preço acessível", diz o empresário. Os sapatos da marca custam, em média, R$ 140. A história da Dots lembra a da Schultz, grife de sapatos que está completando dez anos e foi criada por Alexandre Birman, filho do empresário Anderson Birman, dono da grife de sapatos e acessórios Arezzo. A Schultz tem cinco lojas em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro e está crescendo internacionalmente, com marca própria. A empresa que já exporta 35% da sua produção - que este ano chega a 1,6 milhão de pares e um faturamento de R$ 118 milhões - abriu um escritório de representação na Inglaterra.