Título: CCR leva cinema e circo para as cidades no entorno de suas rodovias
Autor: Vanessa Adachi
Fonte: Valor Econômico, 09/11/2004, Empresas, p. B-2

Quando a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) começou a dar lucro, em 2003, abriu-se a possibilidade de fazer uso da Lei Rouanet para patrocínios culturais. Mas a companhia, que é holding de concessionárias de estradas, buscava fugir do comum. Um ano e muita pesquisa depois, o resultado, que chega literalmente à estrada neste mês, é um projeto que combina inovação e enorme sinergia com a atividade da própria empresa. O "Cultura nas Estradas" levará eventos culturais itinerantes às mais de 80 cidades que ficam no entorno das estradas administradas pela CCR. "Queríamos estreitar nosso relacionamento com as comunidades dessas cidades", diz Renato Vale, presidente da CCR. "Ao mesmo tempo, decidimos que queríamos investir no desenvolvimento sócio-econômico." O cinema foi o escolhido para a estréia do programa. O Cine Tela Brasil começa a circular no dia 18, a partir de Jundiaí, no interior paulista. Depois, a tenda - com capacidade para acomodar 225 pessoas, ar-condicionado e sistema de som surround igual ao das grandes salas - viajará ao longo das rodovias Anhangüera e Bandeirantes (25 cidades), administradas pela AutoBAn. O ingresso é gratuito. Neste ano a empresa destinará um total de R$ 1,5 milhão para patrocínios culturais, dos quais R$ 700 mil irão para o Cine Tela Brasil. Depois da AutoBAn, o cinema itinerante vai para a ViaDutra e assim por diante. O próximo a cair na estrada deverá ser um circo, cujo projeto já está em desenvolvimento. No caso do Cine Tela Brasil, houve um feliz casamento de interesses. Os cineastas Luís Bolognesi e Laís Bodanzky buscavam patrocínio há impressionantes oito anos para levar uma sala de cinema móvel ao interior do país. "Passamos por mais de 40 empresas e não conseguimos nada", diz Bolognesi. As justificativas que o casal ouvia é que as empresas não tinham interesse em trabalhar para as classes C e D. A idéia da CCR foi fundamentada em uma minuciosa pesquisa, realizada pelo jornalista João Leiva Filho, consultor do projeto, que apontou a infra-estrutura cultural disponível nas cidades que cercam as suas estradas. Ou melhor, a falta dela. Das 84 cidades pesquisadas, 69% não têm sequer uma sala de cinema. Em 67% delas não há teatro, em 51% não há um centro cultural e em 57% não há museu. Bibliotecas e música (banda, coral fanfarra ou orquestra) parecem ser menos raras (ver quadro). O que impressiona é que as rodovias da CCR estão inseridas nos Estados mais ricos do país, em regiões nobres. A Dutra, por exemplo, interliga as duas principais cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, passando pelo Vale do Paraíba, uma região industrial. Apesar disso, 67% das 33 cidades que ficam no seu entorno não têm cinema ou teatro.