Título: MEC decide fazer Enem em novembro
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 01/05/2010, Brasil, p. 13

EDUCAÇÃO

Haddad alega que provas em outubro seriam incompatíveis com o calendário eleitoral. Novas datas devem ser nos dias 6 e 7

Com medo de um novo vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em pleno período eleitoral, o governo decidiu adiar a data de realização dos testes para 6 e 7 de novembro. O argumento do Ministério da Educação (MEC) é de que a aplicação do exame ¿ antes previsto para 3 e 4 de outubro ¿ esbarraria no calendário eleitoral. O que significa, claro, que qualquer eventual problema com o Enem não será debitado na conta eleitoral do governo.

Apesar de não ter batido o martelo para as novas datas das provas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou ontem uma incompatibilidade de datas em relação à eleição.

Os problemas com o Enem, no ano passado, não se restringiram, ao vazamento das provas. Na noite de 6 de dezembro, data do último dia dos testes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o gabarito com uma questão anulada. O órgão, responsável pela realização do exame, já sabia do problema desde que os cadernos foram impressos. O problema levou o então presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, a entregar o cargo.

Mesmo com a imagem arranhada, o MEC espera que a edição deste ano receba aproximadamente 6 milhões de inscrições. ¿Mais de 20 mil vagas ficaram abertas porque os alunos não atingiram a nota mínima. Quem não fez ou tirou nota baixa no ano passado deve se inscrever neste ano¿, destacou Alexandre Crispi, diretor-geral do grupo Alub, que ministra cursos.

Estudante de um curso pré-vestibular, Silas Philippe, 19 anos, só vai fazer o Enem caso não seja aprovado no próximo vestibular da Universidade de Brasília (UnB) para o curso de ciências contábeis. ¿O Enem é meu plano B. Vou focar na UnB. Mas mesmo com os problemas enfrentados pela avaliação, acho que ela vai funcionar este ano¿, opina. Já Ane Thuila, 17, candidata a uma vaga em direito, decidiu que não vai se submeter aos testes. ¿Não vale a pena. É muito difícil e cansativo.¿ Morador do Lago Norte, Matheus Hiroshi, 17, também vai centrar forças na UnB. ¿Minha meta é passar no meio do ano, mas, caso não consiga, vou tentar, na esperança de que eles já tenham aderido ao Enem¿, ressalta. Postulante a uma vaga nos cursos de biomedicina e comunicação organizacional, Verônica Cantalice, 18, só vai fazer o exame pela vontade do pai. ¿Fiz no ano passado. As questões são muito cansativas. Deveriam ser mais diretas. Só vou me inscrever por causa do meu pai.¿

DA UNIBAN PARA A CN A ex-estudante de turismo da Uniban Geisy Arruda, 20 anos, que foi hostilizada na universidade por conta de um vestido cor-de-rosa e, no início deste ano, tornou-se um dos destaques do caranaval, virou protagonista na imprensa americana. Ela foi entrevistada ontem pela CNN depois de lançar a coleção de vestidos Rosa Divino. As roupas são inspiradas no polêmico tubinho usado na faculdade paulista. A partir de segunda-feira, as peças podem ser compradas no site oficial www.geisyarruda.net. Além da aquisição de roupas, a página trará notícias sobre a participação de Geisy no carnaval e sua busca por namorado em um reality show da TV nacional.