Título: Mundo Verde desembarca na região Sul com franquias
Autor: Janaina Vilella
Fonte: Valor Econômico, 03/11/2005, Empresas &, p. B4

Varejo Rede de produtos naturais investe R$ 9 milhões em expansão

O mercado de produtos naturais e dietéticos ainda engatinhava no país quando, em 1987, Jorge Eduardo Antunes da Silva e mais dois sócios inauguraram uma pequena loja com apenas um funcionário, em Petrópolis, na região serrana do Rio. O espaço de 25 metros quadrados, que mal comportava os cerca de 300 itens, deu origem à maior rede de produtos naturais, dietéticos e esotéricos da América Latina: a Mundo Verde. Com 107 lojas em dez Estados brasileiros, a rede mantém o apetite de gigante e chega à região Sul com planos de inaugurar 30 lojas nos próximos cinco anos. O investimento previsto é de R$ 9 milhões. Serão dez unidades no Paraná, dez em Santa Catarina e o restante no Rio Grande do Sul. A primeira loja de Porto Alegre será inaugurada hoje. A segunda e a terceira unidades devem abrir na cidade até o fim de 2005. A expansão será feita no sistema de franquias. Das 107 unidades, apenas três são próprias. Apesar de priorizar a região Sul, o sócio-diretor da rede, Jorge Eduardo Antunes da Silva, adiantou que a empresa também quer reforçar sua presença em São Paulo. Até o fim deste ano, planeja abrir seis lojas, totalizando 13 unidades no Estado. Em 2004, o faturamento da Mundo Verde foi de R$ 47,7 milhões, um aumento de 15,5% em relação a 2003. A expectativa para 2005 é de um crescimento de 17%. "A Mundo Verde ainda não é conhecida do grande público em São Paulo, mas quando chegarmos a 30 lojas acho que conseguiremos reforçar nossa marca. O plano de expansão é ambicioso. A partir de 2006, a previsão da Mundo Verde é de abrir dez lojas por ano até 2010", disse Silva. Segundo ele, o investimento médio numa loja franqueada de 60 metros quadrados - tamanho padrão - é de R$ 220 mil. O valor inclui a taxa de franquia, equipamentos e obras, com retorno do investimento previsto para 28 meses. Além disso, o franqueado paga mensalmente 4,5% de royalties sobre o faturamento bruto e uma taxa de 1% para o fundo de promoção. "Mais do que produtos naturais e orgânicos, a Mundo Verde oferece um conceito de vida saudável. Os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os clientes à vontade, num ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. Esse é o nosso diferencial", diz Silva. O Mundo Verde conta hoje com 20 segmentos de produtos, incluindo alimentação natural, produtos orgânicos, suplementos para atletas, cosmética natural, dietéticos, complementos alimentares, CDs e livros. A idéia de explorar este filão nasceu quando Silva, um dos três sócios fundadores da rede, retornou ao Brasil, depois de morar por um longo tempo nos Estados Unidos. O empresário ficou impressionado como ainda não existiam no país lojas que vendessem produtos naturais. De olho nesse mercado em potencial, os sócios resolveram criar um negócio, que, além de oferecer itens mais saudáveis, já tradicionais nos Estados Unidos, inovaram ao vender artigos para "a saúde da mente", como produtos esotéricos. "A Mundo Verde foi a primeira loja do mundo que misturou a saúde do corpo à da mente. Fomos os pioneiros na venda de barra de cereais no país, assim como popularizamos o uso do incenso", afirma. Em 1993, a empresa optou pelo sistema de franchising para expandir seus negócios. Atualmente, a Mundo Verde está presente no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo, na Bahia, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no Ceará, no Distrito Federal, em Goiás, em São Paulo e em Santa Catarina. A meta para 2005 é abrir mais 15 lojas no Brasil. Só no Rio, a rede tem 77 unidades, que disputam espaço com supermercados e farmácias, além de cerca de 200 lojas independentes. "Supermercados têm gôndolas, farmácias, também. Mas a Mundo Verde está focada nisso exclusivamente. E o surgimento de lojas independentes é a prova de que o nosso negócio deu certo", afirma. Os planos de expansão da Mundo Verde também incluem o lançamento de outra franquia. Trata-se da Mundo Verde Sucos, cadeia de lojas de sucos, sanduíches e saladas. A rede já inaugurou uma loja própria em Petrópolis e outra no Rio, e vai disponibilizar a marca para futuros franqueados. Cada loja da Mundo Verde Sucos terá entre 30 e 40 metros quadrados. O investimento médio será de R$ 200 mil.