Título: Crise na fronteira domina encontro
Autor: Vaz, Viviane
Fonte: Correio Braziliense, 01/05/2010, Mundo, p. 29

Violência no Paraguai

Presidente brasileiro recebe colega para acertar medidas de combate ao narcotráfico

Em clima de insegurança no vizinho Paraguai, a cidade fronteiriça de Ponta Porã (MS) se prepara para receber na segunda-feira a visita do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e do colega Fernando Lugo. O senador paraguaio Robert Acevedo, vítima de um atentado na semana passada na cidade limítrofe de Pedro Juan Caballero, espera um novo ataque ¿a qualquer momento¿, conforme anunciou à imprensa local seu irmão e prefeito da cidade, José Carlos Acevedo. ¿A máfia não tem rosto. Recebemos relatórios de que vários grupos de narcotraficantes se uniram como numa cooperativa, juntaram dinheiro e puseram preço na vida do meu irmão¿, disse José Carlos à Rádio Aspen, de Assunção. A ¿cabeça¿ de Robert teria sido avaliada em R$ 500 mil.

A cidade paraguaia, no departamento (estado) de Amambay, está sendo patrulhada por cerca de 150 militares e se encontra na área colocada sob estado de exceção, assim como os departamentos de San Pedro, Concepción, Villa Hayes y Alto Paraguay. A medida foi decretada inicialmente para capturar guerrilheiros do Exército do Povo Paraguaio (EPP). Mesmo assim, o prefeito Acevedo espera mais reforços do governo central. ¿Nós, os irmãos Acevedo, não abandonaremos Pedro Juan Caballero só por culpa da máfia. Aqui falta maior presença do Estado, com suas forças de segurança, para combater a delinquência¿, queixou-se José Carlos Acevedo. Já o senador afirmou ontem que ¿não há estado de exceção que possa solucionar o problema¿, pois na cidade ¿reina uma narcossociedade¿. Robert Acevedo acusa ¿conhecidos políticos, dirigentes desportivos e gente `de bem¿ da cidade¿ de participarem ativamente do tráfico de drogas na região, que exporta para o Brasil 90% de sua produção de maconha.

É nesse contexto que Lula e Lugo chegam a Ponta Porã para acertar um acordo de segurança fronteiriça. O tema roubou os holofotes dos compromissos (1)conjuntos na área de energia elétrica, como a instalação das linhas de transmissão entre a hidrelétrica de Itaipu e Assunção. O projeto, avaliado em US$ 450 milhões, sairia sem custo para o Paraguai, mas ainda enfrenta dificuldades ¿técnicas¿, segundo o chanceler Celso Amorim. ¿A linha agora é prioridade deles (paraguaios) também. Estamos chegando a uma conclusão sobre como fazer, mas ainda há detalhes técnicos¿, disse o ministro na quinta-feira, referindo-se à necessidade de o Congresso Nacional aprovar um projeto de lei para que o Tesouro possa bancar a obra.

Lula e Lugo terão apenas seis horas para as negociações e atos oficiais. Segundo nota da Secretaria Municipal de Turismo, Lula deve chegar ao aeroporto internacional às 9h e dirigir-se ao centro da cidade para inaugurar um monumento alusivo à visita dos dois presidentes. No fim da manhã, os governantes vão inaugurar o Centro de Convenções de Ponta Porã. Depois, assinarão documentos oficiais.

1 - Aviões em troca O capitão Raúl Alderete, do Ministério da Defesa paraguaio, anunciou ontem que o país trocará o avião presidencial, um Boeing 707 modelo 1967, por três aviões brasileiros SuperTucano. Na quinta-feira, uma comissão do Senado brasileiro recomendou a doação dos aviões militares, como parte de um acordo de cooperação entre os países do Mercosul. O intercâmbio ainda será debatido pelo plenário do Congresso paraguaio, mas a aprovação é tida como certa. ¿Nosso país doará o ex-avião presidencial, que está em desuso, mais três caças Xavante em desuso, de origem brasileira¿, disse Alderete à agência Associated Press.

A máfia não tem rosto. Recebemos relatórios de que vários grupos de narcotraficantes se uniram como numa cooperativa, juntaram dinheiro e puseram preço na vida do meu irmão¿

José Carlos Acevedo, prefeito de Pedro Juan Caballero e irmão do senador Robert Acevedo, baleado em atentado atribuído ao crime organizad