Título: Pimentel vence e quer conversar com o PMDB
Autor: Fagundes, Ezequiel; Augusto, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 04/05/2010, Política, p. 4

Ex-prefeito de Belo Horizonte supera o ex-ministro Patrus na disputa interna do PT para o governo de Minas Gerais. Vitorioso fala em negociar palanque único da base de Lula no estado

O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel superou ontem o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias na disputa das prévias do PT de Minas Gerais. Teoricamente, com o resultado, caberia a Pimentel traçar o rumo que a legenda vai tomar na formação da chapa ao governo estadual na eleição de outubro, depois de meses de disputa com Patrus. Na prática, porém, o longo impasse petista será definido de uma maneira bastante amistosa. Apesar de ter conquistado as primárias, Pimentel não deve se colocar como candidato petista ao Palácio da Liberdade. Ao que tudo indica, o ex-prefeito vai seguir à risca a determinação da cúpula nacional petista e, principalmente, o desejo pessoal do presidente Lula e coligar com o PMDB para dar sustentação à candidatura da presidenciável Dilma Rousseff, com a construção de palanque único no segundo maior colégio eleitoral do país.

Nesse cenário, Pimentel cederia a cabeça de chapa em favor de uma composição com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que desponta na frente em todas as pesquisas de opinião pública, mas que já descartou a intenção de se arriscar em ¿voo solo¿. Confirmada essa composição, caberá ao PT mineiro se contentar com a vaga de vice e com a indicação de uma das vagas na corrida pelo Senado. ¿A prévia era uma exigência do nosso estatuto. Agora começa outra etapa, que é construir uma chapa majoritária para ganhar a eleição em Minas e para conduzir a ministra Dilma a uma vitória grandiosa. É esse o compromisso que quero assumir com todos os companheiros da Executiva Estadual¿, disse Pimentel.

Alianças Ao todo, foram contabilizados 31.439 votos válidos, num universo de 120 mil militantes aptos a votar. De acordo com resultado oficial, Pimentel conquistou 16.346 votos, o que representa 52%, enquanto Patrus obteve 15.093 votos, perfazendo um total de 48%.

Em relação à política de alianças que será adotada, o ex-prefeito ressaltou a importância do PMDB para o projeto de palanque único em Minas, mas desconversou sobre quem deverá ser o cabeça de chapa. ¿Nós não vamos ignorar a chance de fazer uma aliança com o PMDB. Essa é uma decisão nacional do PT, mas em nenhum lugar está escrito com A ou B na cabeça de chapa. Nós vamos construir a melhor chapa para ganhar as eleições em Minas. Quero crer que a melhor chapa será com um candidato do PT¿, disse.

O ex-ministro das Comunicações Hélio Costa, pré-candidato do PMDB ao governo de Minas, classificou ontem como um ¿passo à frente¿ a definição do nome do PT para a disputa pelo Palácio da Liberdade. ¿Estávamos aguardando uma decisão. Agora podemos sentar e conversar¿, afirmou o ex-ministro. Hélio Costa, sempre sem citar nomes, passou os últimos meses criticando o vencedor das prévias do PT, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que não estaria contribuindo para as negociações entre os dois partidos. Um dos principais aliados do petista, o presidente estadual da legenda, Reginaldo Lopes, por exemplo, nunca deixou de defender que a base de Lula tivesse palanque duplo em Minas.

Dilma Pimentel esteve ontem em Uberaba, no Triângulo Mineiro, para abertura da edição 2010 da Expozebu, acompanhando Dilma. Segundo peemedebistas que também estavam na cidade, Hélio Costa não teria ficado satisfeito com a presença do ex-prefeito de Belo Horizonte em Uberaba, já que o ex-ministro das Comunicações tem base eleitoral na região. Pimentel, no entanto, foi direto, pouco antes de embarcar de volta para Belo Horizonte: ¿Ele (Hélio Costa) não veio porque não quis¿, afirmou.

Pela manhã, antes de saber que Pimentel era o vencedor das prévias do PT, Dilma Rousseff voltou a pregar a união com o PMDB em Minas. ¿Defendemos um palanque único. Constituí-lo, no entanto, é um desafio a ser feito com conversa, com o diálogo, a busca do consenso. Tanto os companheiros do PT, quanto dos do PMDB têm clareza do que é importante nas eleições de 2010¿, afirmou ao chegar a Uberaba.

Colaborou Denise Rothenburg