Título: Consumidor quer imagem sem fantasma e mais canais
Autor: Ricardo Balthazar
Fonte: Valor Econômico, 06/12/2005, Especial, p. A12

Os consumidores têm expectativas bem mais modestas para a televisão digital do que sugerem os planos grandiosos do governo. De acordo com uma pesquisa feita no ano passado com mais de 3 mil pessoas, o que elas mais gostariam de obter com a nova tecnologia são pequenos aprimoramentos, pela ordem, imagens mais nítidas e sem chuvisco, canais novos e mais informação. Apenas 6% disseram se interessar pela possibilidade de usar seus televisores para acessar a internet. A imagem livre de fantasmas e outras imperfeições é o atributo mais importante para 28% das pessoas. A pesquisa foi feita por encomenda do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Na avaliação do governo, a televisão digital poderá ser usada no Brasil como um poderoso instrumento de inclusão digital, permitindo que milhões de brasileiros que não têm computador em casa nem costumam buscar informações na internet aprendam a fazê-lo usando o televisor da sala e o controle remoto. Mas ainda é cedo para saber em quanto tempo e como será possível fazer isso no sistema brasileiro. O reduzido interesse das pessoas que a pesquisa do ano passado demonstrou tem vários motivos. A desinformação é um deles. Apenas 27% disseram saber o que é televisão digital. Poucos consumidores têm noção do que ela proporciona. Nas classes mais abastadas, a atração pela idéia de usar a televisão para entrar na internet é quase duas vezes maior do que entre os mais pobres. O que a maioria das pessoas parece desejar é simples, uma televisão um pouco melhor do que a que elas já têm. Um estudo feito pelos pesquisadores do Mackenzie neste ano em São Paulo descobriu que em 56% do território da capital os televisores têm problemas de recepção, por causa dos prédios, da topografia da cidade e de outras interferências. A TV digital permite a exibição de imagens em alta definição, com resolução maior e formato de tela mais largo que o tradicional. As emissoras de televisão vêm nessa novidade uma maneira de criar oportunidades comerciais e assegurar o futuro do seu negócio. Mas os benefícios devem demorar para alcançar muitos consumidores. Os aparelhos que exibem imagens de alta definição serão os mais caros das lojas por um bom tempo. (RB)