Título: Tamanho-família
Autor: Rodrigo Couto
Fonte: Correio Braziliense, 06/05/2010, Brasil, p. 10

Maior Censo da história do país pretende também ser o mais fiel retrato da população até agora. Novidade está em formulário preenchido pela internet. IBGE quer Lula como garoto-propaganda

Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o garoto-propaganda do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a ser iniciado em 2 de agosto em todos os 5.565 municípios do país (veja números do levantamento ao lado). O pedido para que Lula estampe o material de divulgação foi feito pelo próprio presidente do IBGE, Eduardo Nunes, há pelo menos um mês. ¿Entrei em contato com o Paulo Bernardo (ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão) para que formalize o convite ao presidente. Ele (Lula), que já está acompanhando todas as etapas do processo, poderá nos ajudar na publicidade do levantamento em todo o todo território. Em 2000, o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, participou da mesma campanha¿, lembrou. Diferentemente de 2000, quando não ocorreu eleição presidencial, este ano o pleito vai decidir quem comandará o Planalto pelos próximos quatro anos. Questionado sobre um possível favorecimento da pré-candidata petista, Dilma Rousseff, o presidente do IBGE descartou qualquer possibilidade de influência eleitoral. ¿Não é essa a intenção. Por isso mesmo, vamos consultar o TSE para saber se é possível ter o Lula na campanha de publicidade do Censo 2010¿, observou Eduardo Nunes, ao lembrar que o TSE já deu sinal verde ao IBGE para divulgar propaganda sobre a realização do Censo deste ano. Apesar de a lei eleitoral proibir a veiculação de publicidade institucional três meses antes das eleições, o relator do pedido, ministro Felix Fischer, entendeu que o Censo se encaixa nas exceções previstas na legislação, por ser urgente e de necessidade pública. Ontem, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, confirmou que vai encaminhar o pedido do presidente do IBGE a Lula. Nunes disse que a ideia é conscientizar a sociedade para receber o recenseador e, em outro momento, depois de 2 de agosto, mostrar Lula sendo entrevistado pelo IBGE. ¿Mas como sei que é difícil tê-lo nas duas ocasiões, já estaria bom se ele gravasse um dos dois comerciais¿, ressaltou. Com quase 80 itens, o questionário do Censo 2010 é considerado o maior do mundo. A grande novidade do levantamento ¿ realizado a cada 10 anos, de acordo com orientação da Organização das Nações Unidas (ONU) ¿ é que, pela primeira vez, os brasileiros poderão responder as perguntas da pesquisa pela internet. Os 191 mil recenseadores que visitarão os 58 milhões de domicílios oferecerão uma senha, que dará acesso ao site do IBGE aos que manifestarem o desejo de enviar os dados pela rede. ¿Quem não responder em até 10 dias o questionário, o recenseador voltará à casa para cobrar o envio¿, explicou o presidente do IBGE.

Cor e raça Além da possibilidade de enviar o questionário via internet, os brasileiros que responderão ao Censo serão questionados, pela primeira, sobre cor e raça. ¿No Censo de 2000, a cor e a raça eram investigadas apenas no questionário da amostra, ou seja, apenas uma parte da população respondia. Agora, a pergunta estará no questionário básico, o que vai nos permitir ter um maior detalhamento¿, esclareceu Nunes. Parecido com um computador portátil, os PDAs, da sigla em inglês Personal Digital Assistants, utilizados para a coleta dos dados, vão contar com um dispositivo que distingue um questionário a ser aplicado entre a população urbana e os indígenas. Pela primeira vez, o Censo também vai investigar as 190 línguas faladas entre os índios, de um total de 210 utilizadas em todo o território nacional. Outra novidade do levantamento do IBGE, cujos resultados devem ser divulgados a partir de dezembro, é a investigação dos brasileiros que moram no exterior. A partir das informações fornecidas pelas famílias que vivem no Brasil, será possível traçar um perfil das pessoas que estudam e trabalham fora do país. O questionário do Censo ainda vai perguntar o sexo do cônjuge. Com esses dados, o IBGE vai quantificar, também pela primeira vez, o número de casais homoafetivos. Desde janeiro deste ano, quando foi aprovado num concurso do IBGE, o agente censitário regional Roberto Ribeiro, 25 anos, já vem trabalhando no Censo 2010. ¿Estamos indo às ruas para fazer uma verificação e atualização dos mapas. É importante para facilitar o trabalho dos recenseadores e também avisar que o levantamento começa em agosto¿, explicou. ¿O Censo é importante porque vai definir todas as políticas públicas e privadas para os próximos 10 anos.¿ Vestido com colete e boné, nas cores azul e amarela, o agente mostra o uniforme que será utilizado pelos recenseadores ¿ sendo 2.820 no Distrito Federal ¿ que baterão à porta dos brasilienses. Quem ainda tiver dúvida sobre a veracidade das informações contidas no crachá do técnico do IBGE pode ligar para o número 0800-721-8181 e confirmar se ele pertence ou não ao quadro de funcionários do Censo.