Título: Sobra dinheiro no caixa
Autor: Branco, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 06/05/2010, Cidades, p. 44

O governo do Distrito Federal e o setor produtivo local começaram uma corrida contra o tempo para garantir que os recursos provindos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) não vão parar nas mãos de outras unidades da Federação. O FCO é uma reserva financeira do governo federal destinada a fomentar o desenvolvimento econômico regional. Todos os anos, o dinheiro é repassado aos três estados da região ¿ Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ¿ e ao DF para ser emprestado pelo Banco do Brasil. A capital federal enfrenta dificuldades para fazer o recurso chegar às mãos dos empreendedores. Quando alguma unidade da Federação não gasta a parcela que lhe cabe, o dinheiro vai para os demais integrantes. Como o prazo final para operacionalizar os empréstimos é 31 de agosto, e, até agora, o DF só ofereceu 12,92% de sua cota de crédito em 2010, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) anunciou ontem ações para cumprir a meta a toque de caixa. Em 2010, R$ 789,6 milhões foram destinados ao DF via FCO(1). Caso não consiga emprestar a totalidade desse montante, o Distrito Federal perde uma parcela dos recursos que lhe foram destinados e será punido em 2011. Uma resolução do Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Condel) prevê redução de 15% nos repasses para os estados que não emprestarem os recursos que lhe foram confiados.

Campanha Para evitar o desfalque, o Governo do DF pretende agir com o auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco do Brasil. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Antônio Coelho, que assumiu oficialmente a pasta nesta semana, anunciou que, a partir do dia 18 próximo, o órgão estará presente, ao lado da entidade e do banco, em 20 eventos de divulgação da opção de crédito, em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. ¿Recebemos determinação do governador Rogério Rosso para emprestar todo o recurso¿, afirmou Coelho em reunião realizada ontem com representantes do Sebrae, do Banco do Brasil, da Associação Comercial do DF (ACDF), da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-DF). Também participaram seis representantes de associações comerciais de cidades goianas do Entorno. Esses municípios têm acesso ao FCO destinado ao DF.

Atrações O Sebrae fornecerá a estrutura física para os eventos de divulgação dos empréstimos oferecidos pelo FCO e planejados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Serão montadas tendas com atrações culturais e representantes do Banco do Brasil estarão presentes para explicar o funcionamento da linha de crédito. A previsão inicial de gasto é de R$ 537 mil. ¿Tem empreendedor que toma dinheiro emprestado de agiota quando temos essa linha¿, comentou José Carlos Moreira de Luca, superintendente do Sebrae no Distrito Federal. Reuniões de associações e sindicatos da iniciativa privada para divulgar o fundo junto a seus afiliados também estão programadas. Uma delas acontece hoje à noite, na Associação Comercial do Núcleo Bandeirante, organizada pela ACDF. ¿Estamos telefonando para todo mundo, convocando as pessoas para irem ao encontro. Já temos presença confirmada de 50 empresários, entre pessoas da Asa Sul e do Núcleo Bandeirante¿, afirmou Danielle Moreira, presidente da entidade realizadora do evento. Outra ação prevista é a criação de uma subsecretaria exclusiva para o Fundo Constitucional do Centro-Oeste, subordinada à SDET. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Coelho, se comprometeu a levar a proposta, feita por representantes do setor privado, ao chefe do Executivo do DF.