Título: Justiça americana autoriza a compra da Avianca
Autor: Daniel Rittner
Fonte: Valor Econômico, 17/11/2004, Empresas & Serviços, p. B3

O empresário German Efromovich obteve, ontem, autorização de um tribunal de Nova York para prosseguir com a aquisição da Avianca, companhia aérea colombiana. "Devemos assumir a empresa em dez dias", disse Efromovich. Por meio de sua subsidiária americana Avianca Inc., a companhia da Colômbia pediu concordata nos Estados Unidos em março de 2003. Por conta disso, a proposta do empresário brasileiro foi apresentada ao tribunal em março deste ano. Com a aprovação, a Avianca sairá da concordata. A Copa Airlines, do Panamá, e a americana Continental Airlines (que tem 49% da holding que controla a Copa), chegaram a fazer uma proposta conjunta para assumir a aérea colombiana. Efromovich é proprietário no Brasil da companhia de aviação regional Ocean Air, que tem participação de 0,28% no mercado doméstico (dado de outubro). A empresa surgiu em 1998 como táxi aéreo. A proposta para tirar a Avianca da concordata envolve uma injeção de até US$ 63 milhões para capitalização e a assunção de uma dívida de cerca de US$ 220 milhões. Esse valor já foi reestruturado, passou por uma redução e teve o prazo de pagamento alongado para sete anos. A Ocean Air assumirá 75% do capital total e votante da Avianca. Desse total, 50% serão transferidos pela empresa colombiana Valores Bavaria e 25% pela Federación de Cafetaleros de Colombia, que ainda manterá outros 25%. "Agora vamos sentar lá e recuperar o espaço que a companhia perdeu devido às dificuldades enfrentadas", disse Efromovich. De acordo com ele, a Avianca deixou de transportar carga e sofreu com o surgimento de novas concorrentes. De acordo com ele, não há planos de integrar a Avianca à Ocean Air. "Vamos conservar a bandeira local, que é muito importante." A frota da colombiana é de 35 aeronaves, dos modelos Boeing 757 e 767, MD 83 e Fokker 50. Ela opera cerca de 300 vôos diários para 19 destinos na Colômbia, além de vôos internacionais para 15 países da América Latina, América do Norte e Europa. Os destinos são Buenos Aires, Caracas, Santiago, Aruba, Rio de Janeiro, São Paulo, Nova York, Fort Lauderdale e Madri. A empresa planeja faturar US$ 630 milhões em 2004 e transportar 5,5 milhões de passageiros.