Título: Windows 'light' já vendeu 250 mil cópias
Autor: Ricardo Cesar
Fonte: Valor Econômico, 23/12/2005, Empresas &, p. B3

O crescimento do Linux nos computadores pessoais vendidos no varejo é explicado pelo aumento da procura por máquinas mais baratas no Brasil, resultado de um conjunto de fatores que inclui incentivos governamentais, desvalorização do dólar e redução do chamado mercado cinza, composto por máquinas montadas com componentes ilegais. Mas a Microsoft, líder desse segmento com o Windows, que está presente em mais de 90% dos PCs em todo o mundo, também percebeu a oportunidade - e não ficou parada. Em abril, a fornecedora de softwares lançou no país o Windows Starter Edition, uma versão enxuta de seus sistema operacional. Segundo Alexandre Leite, gerente de Windows da Microsoft, já foram vendidas 250 mil cópias do produto no mercado brasileiro, um resultado considerado muito bom pela subsidiária. Ao contrário de seu irmão mais velho, o Starter Edition não é comercializado em caixa para o consumidor final. A venda ocorre apenas para os fabricantes de PCs, que entregam as máquinas no varejo com o sistema já embutido. O software tem algumas limitações. Só é possível abrir três aplicativos ao mesmo tempo, com três janelas em cada um deles, por exemplo. O preço não é revelado, mas é bem inferior ao do Windows tradicional. Mesmo assim, os varejistas entrevistados pelo Valor afirmam que uma máquina com Starter Edition custa de 10% a 15% mais do que o mesmo equipamento com Linux. Leite diz que o lançamento do produto no mercado brasileiro não foi um movimento defensivo para conter o avanço do Linux. "Está surgindo um novo mercado no Brasil composto de pessoas de menor poder aquisitivo que é chave para a Microsoft", diz. "Não tínhamos o Starter Edition antes porque o país não reunia as condições para lançar um produto assim. Agora, até por conta dos incentivos do governo, há espaço para isso." Apesar de o Windows "light" não ter a intenção declarada de combater a expansão do Linux, em alguns casos é isso que está acontecendo. Luiz Fernando Rego, diretor comercial de vendas de informática do Ponto Frio, conta que as vendas de PCs com software livre, que começaram em março, cresceram velozmente até a rede varejista colocar também nas prateleiras máquinas com o Starter Edition. "Essa versão do Windows deu uma segurada no crescimento do Linux, que estagnou em torno de 20% dos computadores que comercializamos", afirma. (RC)