Título: Estilo paz e amor retomado
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 12/05/2010, Política, p. 3

Depois de dar brecha à etiqueta de mal-humorado durante entrevista a uma rádio, José Serra reencarna a face conciliadora em visita a Goiânia e tenta viabilizar a aliança com o DEM local

Serra observa um truque de mágica durante visita a um comércio popular: corpo a corpo e sorrisos Goiânia ¿ Não foi preciso mágica para fazer o pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra(1), voltar a distribuir sorrisos e gracejos. Ontem, em visita à capital goiana, o ex-governador paulista retomou o estilo ¿Mr. Simpatia¿ da campanha e aproveitou a agenda cheia, que incluía corpo a corpo num shopping popular da cidade vizinha, Aparecida de Goiânia, para abraçar, beijar, tirar fotos e até pedir que eleitores ¿o ajudem¿. Minutos depois, em resposta sobre o futuro destas eleições e das possíveis alianças, criticou a campanha antecipada, mas negou que a dele esteja a todo vapor. Aliados de Serra ficaram preocupados com a repercussão da entrevista concedida à rádio CBN na segunda-feira, em que o paulista demonstrou irritação com uma pergunta da jornalista Miriam Leitão. O temor era de que a imagem de mal-humorado voltasse à tona. A tarde de ontem na capital goiana serviu como tranquilizante. Serra minimizou o episódio: ¿Não houve nenhum propósito agressivo. Foi apenas o calor de uma discussão com uma repórter preparada, que tem convicções, a qual respeito bastante¿. A entrevista ocorreu às 8h da manhã e o tucano é conhecido por ser notívago. Ontem, a agenda só começou depois das 13h. Serra foi recebido por representantes de nove partidos no hangar de uma empresa de táxi aéreo e novamente poupou críticas ao atual governo, especialmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entretanto, fez questão de reforçar a polêmica opinião sobre o Banco Central e dizer que, caso eleito, a equipe econômica de seu governo será entrosada. A maior dúvida era sobre a presença do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) na cidade. O parlamentar não apoia a candidatura do senador Marconi Perillo (PSDB) ao governo do estado e, por isso, a aliança ainda não foi fechada. Serra concedeu entrevista para uma afiliada do SBT e depois almoçou nas Organizações Jaime Câmara, afiliada da Rede Globo. No cardápio, carré de cordeiro, robalo, batatinhas e, de sobremesa, frutas e sorvete. Na sequência, visitou o posto de atendimento do Vapt Vupt no shopping popular da Região Metropolitana de Goiânia. O serviço do governo estadual para reduzir a burocracia foi copiado daquele adotado em São Paulo na gestão de Mário Covas chamado de Poupa Tempo. ¿O nome aqui é melhor. Precisamos pensar em algo neste modelo no âmbito federal.¿ Serra aproveitou para conversar com funcionários e clientes. Ficou irritado ao perceber que não tinha cumprimentado a todos, consertou o trajeto e não deixou de falar com ninguém do posto.

Gestantes Serra também deu uma volta no centro comercial. Entrou em lojas, tomou suco de uva num quiosque e aceitou ¿ apesar da dor de garganta ¿ um milk shake. Tomou dois goles. Numa loja de óculos, experimentou a armação de uma funcionária. Deu atenção especial às crianças. Ouviu o apelo de uma jovem mãe para programas direcionados às gestantes.

Caiado é o maior empecilho

Depois de cancelar a ida ao estado na última semana, o pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto evitou falar sobre a política goiana. O senador Marconi Perillo (PSDB), pré-candidato ao governo, ainda não tem o apoio confirmado do DEM. O partido do deputado federal Ronaldo Caiado e do senador Demostenes Torres disse que só vai se manifestar depois da convenção em 30 de junho. Usando uma metáfora matemática, o tucano mandou um recado para representantes do DEM e do PSDB que ainda não chegaram num acordo. ¿Se A é igual a B e B é igual a C, A é igual a C¿, disse o paulista, que é engenheiro e economista. Na sequência, tentou deixar ainda mais claro: ¿Se eu sou amigo de um, e eu sou amigo de outro, quero que os dois estejam juntos¿, disse, ponderando que não teria condições de palpitar. Ainda sobre a situação em Goiás, Serra lembrou que Ulysses Guimarães dizia que política exige tempo, conversa e paciência. ¿A política local tem peculiaridades. Meu desejo é que caminhe todo mundo junto. O time é bom.¿ Integrantes do DEM parecem dar sinais de que vão ceder e apoiar Marconi, apesar da resistência de Caiado, que aposta na candidatura do ex-prefeito de Senador Canedo, Wanderlan Cardoso (PR). Marconi, que ciceroneou Serra durante a visita, disse que não iria tratar do assunto para evitar constrangimentos. O ex-governador paulista encontra no estado um palanque forte. Prefeitos da base de apoio do governo Lula, como PMDB e PT, já deram sinais de que vão apoiar o tucano no estado, que tem economia voltada para o agronegócio. (AR)