Título: Vale investe R$ 684 milhões em estrada de ferro
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Valor Econômico, 25/01/2006, Empresas &, p. B6

Infra-estrutura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem de assinatura da concessão para início das obras de engenharia da Variante Litorânea Sul da Ferrovia Centro-Atlântica, entre Flexal, em Cariacica (ES) e Cachoeiro do Itapemirim (ES), com um ramal de acesso ao porto de Ubu (ES). Com investimentos de R$ 684 milhões, provenientes da Companhia Vale do Rio Doce e do governo do Espírito Santo, a obra terá a extensão de 165 quilômetros, vai gerar cerca de mil empregos e servirá para o transporte de produtos siderúrgicos, celulose, rochas ornamentais e cimento. "A Vale do Rio Doce não parou de investir em mineração e temos planos ambiciosos para 2006", disse o presidente da empresa, Roger Agnelli. Durante a solenidade, Lula destacou que o Brasil não se preparou para crescer e, por isso, "as nossas estradas ficaram abandonadas tanto tempo, por isso é que se construiu poucos metros de ferrovias nos últimos anos, por isso que os nossos portos estavam ficando obsoletos e por isso muita coisa não aconteceu no Brasil", enumerou o presidente. Lula apontou os marcos regulatórios como os principais entraves para o desenvolvimento do país. Lula lembrou que as primeiras reuniões para retomar a construção das ferrovias aconteceram em 2003. "E agora que nós estamos aqui dando início à Ferrovia Litorânea-Sul, eu posso dizer que as coisas já estão acontecendo. Finalmente, a capacidade de desobstruir foi maior que a capacidade de impedir. Porque isso também faz parte do Brasil e eu, muitas vezes, não me queixo, apenas constato", apontou o presidente. "Muitas vezes, há pessoas que se comportam tentando evitar que as coisas aconteçam. Não são todas as pessoas que têm a dimensão do Brasil, para pensar que, muitas vezes, com entrave de três meses, de cinco meses, de um ano, você está atrapalhando um pouco as conquistas das gerações que virão depois de nós", acrescentou. Agnelli disse que o sistema logístico da empresa chegou ao limite, o que justifica o elevado investimento na Ferrovia Litorânea Sul. Com a obra, o Estado do Espírito Santo ganha uma alternativa ao Porto de Tubarão, já que a futura ferrovia terá um ramal ligado ao Porto de Ubu. "Tubarão é um porto fantástico, movimenta uma tonelagem impressionante, com quase 200 milhões de toneladas de ferro/ano embarcadas. Mas está chegando ao seu limite". Também presente à solenidade, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), destacou que a parceria com a Vale permitirá o desenvolvimento econômico da região sul capixaba. "O Espírito Santo vai ajudar na obtenção da auto-suficiência em petróleo. Passamos por um momento difícil, há tempos éramos o patinho feio da federação. Mas hoje, graças à parceria com a iniciativa privada e com o governo federal, temos tudo para ajudar a mudar o país", disse Hartung. Lula fez questão de elogiar e agradecer aos dois parceiros na obra. "É por isso que eu acho que uma empresa como a Vale do Rio Doce tem confiança para fazer esses investimentos e é por isso que o Espírito Santo cresce a cada dia, porque, na medida em que as pessoas começam a perceber a seriedade, todo mundo vai colaborando". Lula citou das reuniões que mantém com os investidores estrangeiros. "O Roger tem participado de muitas reuniões comigo no Exterior. Ele sabe a quantidade de reuniões que fazemos para tentar mostrar como as coisas funcionam no Brasil. Nós temos que oferecer infra-estrutura, educação e garantia jurídica".