Título: PSDB e PT dormindo com o inimigo
Autor: Maakaroun, Bertha
Fonte: Correio Braziliense, 16/05/2010, Política, p. 8

Cidades que têm petistas e tucanos como prefeito e vice administram sem dramas o sincretismo. Para elas, corrida ao Planalto está ganha

Congonhas, em Minas, que tem prefeito petista e vice tucano: estado é o campeão nesse tipo de composição Ao contrário do que ocorre no plano federal, em 55 cidades brasileiras petistas e tucanos partilham as prefeituras municipais e trocam juras de lealdade para enfrentar a campanha presidencial. Nesses municípios, a lógica da política local passa a léguas das direções nacionais das legendas. Aliados em torno de objetivos comuns, as polêmicas composições entre PT e PSDB nas prefeituras facilitam o trânsito político em todas as esferas de governo e, não importa quem vença o confronto de outubro, será garantia de tranquilidade aos gestores dependentes de verbas federais. Esse entendimento entre prefeito e vice tende a tornar a campanha presidencial light nessas cidades híbridas: no primeiro momento, cada um pede voto para o seu candidato, sem agredir o adversário. A evolução da corrida entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) entretanto, poderá, em muitas dessas cidades, levar o pêndulo a oscilar, com a costura de acordos brancos. Camaçari, na Bahia, é uma das exceções de divórcio litigioso. O prefeito Luiz Carlos Caetano (PT), um dos coordenadores da campanha à reeleição de Jaques Wagner (PT), rompeu com a sua parceira história e vice-prefeita Tereza Cristina Giffoni Vieira (PSDB), porque desta vez, diferentemente de campanhas anteriores, ela irá apoiar José Serra no plano federal e Paulo Souto (DEM) para o governo da Bahia. Nas pequenas cidades Brasil afora, contudo, o casamento entre petistas e tucanos vai bem. Camaçari a parte, em 27 delas, o PT encabeça o governo e o PSDB tem o vice-prefeito e, em outras 27, a estrutura é inversa (veja listas abaixo e na página 9). Há ainda 64 cidades governadas por prefeitos petistas que formaram coligação com outros partidos, inclusive o PSDB e outras 126 administradas por tucanos que contaram com o apoio do PT nas eleições de 2008. Entre todos os estados, Minas Gerais apresenta o maior número de governos híbridos: dos 55 casos de administrações que têm o PT ou o PSDB como prefeito e vice-prefeito, 24 são mineiras.

PREFEITOS DO PSDB COM VICE DO PT Estrela do Norte (GO) São Miguel do Passa Quatro (GO) Vicentinópolis (GO) Açailândia (MA) Carolina (MA) Formosa da Serra Negra (MA) Palmeirândia (MA) Arantina (MG) Bocaiúva (MG) Bom Repouso (MG) Itamonte (MG) Martins Soares (MG) Mendes Pimentel (MG) Pequi (MG) Rio Preto (MG) São Geraldo (MG) São João Nepomuceno (MG) Veredinha (MG) Paranaíta (MT) Aparecida (PB) Lagoa de Itaenga (PE) Novo Oriente do Piauí (PI) Natividade (RJ) Cantá (RR) Guapiara (SP) Luzinópolis (TO) Taipas do Tocantins (TO)