Título: A arma secreta da campanha de Marina
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 20/05/2010, Política, p. 10

Assessoria da presidenciável do PV negocia com Paulo de Tarso, marqueteiro responsável por campanhas de Lula em 1989 e 1994

Em busca de um melhor desempenho com o eleitorado, a presidenciável Marina Silva (PV-AC) tem recebido o apoio do ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Paulo de Tarso Cunha Santos. A atuação discreta do profissional se deve ao fato de o partido ainda estar em negociações com sua empresa de comunicação para liderar a equipe de comunicação da senadora do Acre. É provável que, de fato, fechemos com ele, reconhece um dos coordenadores da campanha, João Paulo Capobianco.

Ele afirma que a escolha do publicitário teve como referência a larga experiência em campanhas políticas, sua identificação com o projeto da pré-candidata e a possibilidade de custos compatíveis com a estrutura do partido. Capobianco, entretanto, afirmou que ainda não há uma estimativa das despesas com a área de comunicação.

Paulo de Tarso é chamado entre os verdes de comunicador político, já que o núcleo de campanha quer fugir da figura de um marqueteiro que imponha sua opinião à candidata e ao partido. Marqueteiro gosta de mandar no candidato, e aqui a gente toma decisão em colegiado. Nós não queríamos um supercara, afirma um membro da coordenação da campanha de Marina. Segundo ele, a tarefa de Paulo será ajudar na composição da fala e da imagem da senadora, além de auxiliar na formação dos discursos. O profissional já auxiliou a senadora, por exemplo, no discurso elaborado para a oficialização da candidatura de Marina Silva, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Segundo uma pessoa próxima da senadora, Paulo de Tarso sugeriu, por exemplo, que Marina adote um tom mais contundente e crítico em sua fala, e evite falar em parábolas, tática corriqueira da pré-candidata.

Do nosso ponto de vista, não precisamos de uma maquiagem da imagem (da Marina). O que a gente precisa é de pessoas que vão comunicar grandes ideias para o público. Isso é totalmente diferente (do que acontece) nas eleições do Brasil, disse Capobianco. A equipe de comunicação ainda contará com o apoio, não remunerado, de personalidades reconhecidas na área, como a do cineasta Fernando Meirelles e do publicitário Cláudio Carillo, autor de famosas campanhas de televisão.

Capobianco ressaltou que a coordenação da campanha fugiu da figura do marqueteiro porque esse profissional assumiu um papel de grande destaque nas campanhas políticas nacionais. Tornou-se quase uma prática (no Brasil) de o marqueteiro ser a principal pessoa da campanha, que diz a roupa, a impostação (de voz do candidato). Isso nós não vamos ter, não combina com o estilo da Marina, justifica.

O publicitário Paulo de Tarso Cunha Santos foi responsável pela campanha de 1989 de Lula, quando ele chegou ao segundo turno, mas acabou derrotado por Fernando Collor de Melo. Paulo de Tarso, como é conhecido, é responsável pelo famoso grito de ordem cantado até hoje: Olê, olê olá, Lula Lula. Ele também é um dos autores do jingle da campanha petista na primeira eleição direta depois da ditadura militar: Brilha Uma Estrela que exalta o primeiro voto em Lula.

Do nosso ponto de vista, não precisamos de uma maquiagem da imagem. Isso nós não vamos ter, não combina com o estilo da Marina

João Paulo Capobianco, coordenador da campanha de Marina Silva