Título: TCU VAI FAZER DEVASSA NA CAMPANHA DA PETROBRAS SOBRE AUTO-SUFICIÊNCIA
Autor: Henrrique Gomes Batista e Ramona Ordonez
Fonte: Valor Econômico, 18/03/2006, ECONOMIA, p. 30

Estatal terá que comprovar que peças publicitárias não serão eleitoreiras

BRASÍLIA e RIO. A Petrobras terá menos de 30 dias para garantir a veiculação das peças publicitárias que celebrarão a conquista da auto-suficiência na produção de petróleo, prevista para o início de abril. Para isso, terá que convencer os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) ¿ que decidiram por unanimidade na última quarta-feira fazer uma devassa na campanha ¿ de que a ação não é eleitoreira. O órgão solicitou uma bateria de documentos e informações à Petrobras, inclusive se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da propaganda e de que forma.

Oposição fez dois requerimentos ao TCU

A oposição, autora de dois requerimentos ao TCU sobre contratos de publicidade da Petrobras, suspeita que Lula seria comparado ao presidente Getúlio Vargas, numa peça que poderá ser explorada na campanha presidencial. A propaganda está prevista para deslanchar em 22 de abril e está orçada em R$37 milhões ¿ a maior desde a comemoração do cinqüentenário da empresa, em 2003. A plataforma P-50 entra em operação no início do mês. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, se recusou ontem a falar sobre a campanha. Ele garantiu que ela está sendo feita dentro da legalidade e, se preciso, prestará todas as informações ao TCU. ¿ Não tenho por que falar agora sobre a campanha, é uma questão interna da empresa ¿ disse Gabrielli. A estatal tem que repassar todas as informações da campanha ao TCU. Além desse questionamento sobre a campanha da auto-suficiência, a empresa terá de informar como estão os preparativos para a nova licitação para contratação de serviços de publicidade. Wilson Santarosa, gerente Executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, e Luis Antônio de Carvalho Vargas, gerente de propaganda, também devem ser ouvidos em até 15 dias para explicarem os aditivos que a empresa assinou no ano passado, ultrapassando o limite de 25% de aumento do valor do contrato, com as agências Duda Mendonça, F/Nazca S&S Publicidade e a Quê.

Companhia será notificada na próxima semana

Na próxima semana a Petrobras deverá ser oficialmente notificada da decisão do TCU. Depois de citada, terá 15 dias para apresentar todos os documentos solicitados. O relator do caso no TCU, ministro Guilherme Palmeira, pediu informações de quanto já foi gasto até o momento na campanha. As duas representações contra a Petrobras foram movidas pelo senador José Jorge (PFL-PE). Para ele, há o risco real de que a campanha da estatal se transforme em uma propaganda do governo Lula e seja usada na campanha de sua reeleição.