Título: Bradesco quer comprar a Amex
Autor: Tatiana Bautzer
Fonte: Valor Econômico, 15/03/2006, Finanças, p. C1

Aquisição Banco deve pagar cerca de US$ 1 bilhão para ficar com operação de cartões no Brasil

A American Express deve vender por cerca de US$ 1 bilhão ao Bradesco sua operação de cartões de crédito no Brasil, dizem fontes próximas à operação. O negócio deve ser anunciado em três semanas, assim que houver acordo sobre a estrutura final da venda e o relacionamento futuro entre as duas companhias no Brasil. As negociações com o Bradesco estão agora definindo se o banco brasileiro comprará, além das operações de cartão de crédito, a agência de viagens da companhia americana. Não existe por enquanto acordo entre Bradesco e Amex em relação ao preço da agência de viagens. "O Bradesco pode ficar com a agência, mas por enquanto não foi acertado o preço", diz uma fonte. Os americanos estão interessados em sair do Brasil integralmente. O preço final do negócio dependerá de sua estrutura. O menor valor ocorreria numa operação mais simples, de estrutura da carteira de clientes, mas o preço pode subir se houver um acordo em relação ao uso futuro da marca Amex no Brasil. Outros bancos, como Itaú e Unibanco, têm interesse no negócio, mas o Bradesco tem prioridade na negociação por ter feito uma oferta firme de valor mais alto. O Bradesco tem condições de pagar mais porque sua carteira de clientes de cartão de crédito é a mais complementar em relação à da Amex (ou seja, há menos clientes repetidos entre as duas companhias). Enquanto os 1,3 milhão de clientes da Amex são prioritariamente de classe A, a base do Bradesco, de 10,2 milhões de cartões, é mais popular, seguindo o perfil da clientela do maior banco de varejo do país. A aquisição aceleraria o forte crescimento do Bradesco em cartões de crédito nos últimos anos. Só em 2005 o banco elevou o número de clientes de cartão de crédito em 34,2%. A carteira de crédito da Amex no Brasil já começou a ser avaliada por uma auditoria do banco brasileiro e agora a discussão já está nos termos do contrato. As negociações estão ocorrendo em rodadas alternadas entre Nova York e São Paulo. Já há alguns anos a American Express luta para tentar recuperar participação de mercado no Brasil. Mas, com uma rede de bancos afiliados muito menor em relação às concorrentes Visa e Mastercard, não conseguiu e decidiu vender a operação no país. O porta-voz da American Express para América Latina, Lee Middleton, disse apenas que a empresa "não comenta rumores". O Bradesco também preferiu não falar sobre o assunto. Apesar de o HSBC ser o único banco no Brasil que emite cartões com a bandeira Amex, não chegou a ser consultado sobre seu eventual interesse na compra da carteira de clientes da empresa americana no país. "Não fomos convidados para o baile. Temos que esperar abrir as portas", disse o CEO do HSBC Bank Brasil, Emilson Alonso, manifestando ainda alguma esperança de participar da disputa pela carteira de 1,3 milhão de clientes da American Express no país. Cerca de 250 mil clientes do HSBC têm cartão Amex. Isso significa 10% da carteira total do HSBC, que tem 2,5 milhões de cartões com bandeira. Alonso não acredita que o HSBC terá que interromper a emissão dos cartões caso a carteira do Amex seja vendida. Para ele, não é razoável abrir mão dessa quantidade de clientes. Se isso ocorrer, porém, o banco irá oferecer outra bandeira aos clientes, Mastercard ou Visa.