Título: Consulado dos EUA reforça equipe para acelerar fila de pedido de visto
Autor: Tainã Bispo
Fonte: Valor Econômico, 17/03/2006, Empresas &, p. B4

Serviço consular

O Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo está criando alternativas para melhorar o atendimento ao público. O órgão, que atende entre 800 e 900 pessoas por dia, declarou que houve um aumento de 40% no número de pedidos de vistos no último semestre. Segundo Jennifer W. Noronha, chefe da seção consular, a procura cresceu devido à valorização do real e ao vencimento dos vistos de 10 anos emitidos em 1995 e 1996. Para adquirir maior eficiência, o governo dos EUA está contratando nove funcionários (hoje são cerca de 50 empregados). As pessoas que estão renovando vistos de negócios não precisam mais agendar um horário para atendimento - apenas chegar à tarde, entre 13h e 15h - e não passarão por entrevista (pode haver exceções). Elas terão que levar seu visto antigo, ter as impressões digitais tiradas e pagar uma taxa. Esse programa começou há um mês e será ampliado a partir de maio, com os vistos de turistas e estudantes. Estes, porém, terão que agendar o atendimento. Hoje, cerca de 50% dos vistos emitidos são para turistas, 20% para negócios e o restante para estudantes. O Consulado atende não só São Paulo, mas também Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em 2005, foram emitidos 118 mil vistos, 48% mais que em 2004. Mas esse número já foi bem maior. Em 1997, foram emitidos 303, 8 mil. Com os atentados de 11 de setembro de 2001, esse número caiu muito. Em 2002, o total de vistos concedidos foi de 67,357 mil. Houve mudanças no processo de emissão de vistos também. Desde 2003, as pessoas precisam passar por entrevistas feitas por americanos (exceto crianças e idosos com mais de 71 anos) e ter suas impressões digitais tiradas, para a faixa etária de 15 a 79 anos.